Do Poder360º — O União Brasil vai oficializar a senadora Soraya Thronicke (MS) como pré-candidata à Presidência da República nesta 3ª feira (2.ago.2022). O anúncio será realizado em coletiva de imprensa às 15h30 na sede do diretório estadual da sigla em São Paulo.
Thronicke entrou no lugar de Luciano Bivar (União Brasil – PE), que desistiu de concorrer ao Palácio do Planalto para disputar a reeleição na Câmara dos Deputados em outubro. Apesar do anúncio, a decisão ainda precisa ser legitimada na convenção nacional do União Brasil que está agendada para 6ª feira (5.ago), último dia do prazo para partidos aprovarem seus candidatos.
Bivar confirmou sua decisão durante a convenção estadual do partido em Pernambuco, que aprovou a pré-candidatura de Miguel Coelho ao governo pernambucano.

No evento, Bivar sinalizou que a legenda poderia lançar Soraya Thronicke à disputa presidencial.
A desistência passou pela tentativa do PT de atrair o apoio do União Brasil à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no 1º turno. Bivar estava inclinado a apoiar o petista, mas não conseguiu convencer integrantes da legenda, especialmente candidatos identificados com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O apoio formal do partido a Lula daria ao petista mais tempo de propaganda na televisão e no rádio. O União Brasil –fusão das legendas DEM (Democratas) e PSL (Partido Social Liberal)– é hoje o partido com mais tempo de televisão e com mais recursos dos Fundos Partidário e Eleitoral.