Uma falha em linha de transmissão que leva energia do Norte para outras regiões do país teria sido a causa de um blecaute que deixou cidades de pelo menos quatro estados sem energia nesta sexta-feira (28).
O apagão teria sido solucionado no início da tarde. Por enquanto, há registros de quedas de energia em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Goiás, mas ainda não se sabe a real extensão do problema.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não havia se manifestado até a publicação desta nota.
Pela manhã, noticiamos que, com o alerta de emergência hídrica emitido nesta semana pelo Sistema Nacional de Meteorologia, o governo Bolsonaro estuda criar um comitê de emergência e a execução de medidas de racionamento elétrico nos próximos meses.
O ONS já informou que o volume de chuvas em maio se manteve abaixo do normal e o período de seca começará com a oferta de água nos reservatórios de usinas hidrelétricas em situação delicada.
Mais cedo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi ao Twitter criticar o Ministério de Minas e Energia pela falta de planejamento na política energética no país.