Da Redação do Blog – Depois de desfilarem no Recife, Olinda e em carnavais do interior, como Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, os blocos líricos estão fazendo seu encontro na tarde desta segunda-feira, no epicentro da festa. Vão se misturar com suas fantasias caprichadas e suas melodias poéticas no Marco Zero e na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.
“Hoje é o dia que os blocos líricos amam, porque o público reconhece o trabalho do ano todo”, depõe Jacy Lins, do Bloco das Flores, um dos mais cultuados. Informa ela que o Bloco das Flores vai homenagear os outros blocos no encontro.
São 30 blocos líricos, formados normalmente por uma orquestra de pau e corda e alguns metais. Seus integrantes desfilam fantasiados e cantam frevos de bloco e marchinhas, transmitindo às novas gerações a tradição e a história do carnaval.
Outro que está participando do encontro no Marco Zero e na Praça do Arsenal é o Bloco da Saudade, que completa nesta segunda-feira seu 51º carnaval. O bloco se encontra com os outros blocos líricos com 120 integrantes e 16 músicos, que homenagearam este ano o Bumba Meu Boi do Maranhão.