Por Ricardo Antunes
Irritado porque o blogueiro Magno Martins criticou o prefeito Lupércio (Olinda) por ter nomeado um ex-jogador de futebol, e não um jornalista, para a Secretaria de Imprensa, o Sinjope – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco divulgou uma nota incriminando o jornalista e ameaçando de tomar “as medidas cabíveis” para o caso.
Mas quais medidas cabíveis? Censurar a livre expressão do jornalista que apenas constatou um fato? Não faz sentido.
Depois da dura nota do Sinjope e da Fenaj ( Federação Nacional dos Jornalistas), o blogueiro deu o troco. Disse que o pessoal do Sindicato estava nervoso porque o presidente atual da entidade ( quase ninguém sabe quem é), um tal de Severino Júnior, recebe quase R$ 4 mil reais em cargo comissionado na Prefeitura de Olinda. Como ele é do Sindicato, deve receber sem trabalhar.

Por sua vez, a AIP – Associação de Imprensa de Pernambuco – criticou o posicionamento do Sinjope e prestou solidariedade ao jornalista. Além também de criticar o prefeito pela nomeação do ex-craque Chiquinho para uma função que deveria ser de um profissional de imprensa. “Isso não faz o menor sentido”, disse o presidente Múcio Aguiar que se encontra em viagem a China com um grupo de jornalistas.
PS: Há mais de 4 meses eu tento falar com o novo presidente do Sinjope sobre meu processo de censura.
Em vão. Ele nem responde e nem autoriza ninguém a passar o seu celular. Vou ligar para o prefeito Lupércio que, aliás, vem fazendo uma boa gestão em Olinda
Vejam a troca de acusações: