Por Ricardo Antunes — A legenda do presidente Jair Bolsonaro, o Partido Liberal (PL), entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra o festival Lollapalooza por manifestações pró-Lula durante as apresentações. Artistas como Emicida, Pabllo Vittar e Marina se manifestaram contra o atual governo e em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com a representação, o evento estaria promovendo propaganda eleitoral irregular, e que as mesmas estariam trazendo benefícios para o candidato petista. O shows tem acontecido durante esse final de semana em São Paulo. A solicitação do PL ainda fala da grande repercussão da mídia ao cobrir os atos.
“Eis porque a manifestação política em mais de um show, uma em absoluto desabono ao pré-candidato Jair Bolsonaro e outra em escancarada propaganda antecipada em favor de Luiz Inácio negativa e antecipada além de promoverem verdadeiro showmício, sendo indiferente se o evento foi custeado pelo candidato ou se o mesmo esteve presente no ato”, expressou um dos advogados da legenda.
Nesta semana, a equipe jurídica da campanha de Bolsonaro alertou o próprio presidente de que o evento de lançamento de sua pré-candidatura, neste domingo (27), fosse visto como crime eleitoral. Às pressas, a campanha teve de reformular o evento, que agora será de filiação ao PL, e contará ainda com a participação do presidente.
PERIGO
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (26) que a Rússia fomenta uma “perigosa corrida armamentista” ao se gabar de suas armas nucleares.

REFUGIADOS
Falando no conflito, um grupo de 47 ucranianos que estava na Polônia chegou neste sábado (26) ao Brasil. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, eles receberam a ajuda da força-tarefa da embaixada do Brasil em Varsóvia.
NÚCLEO
O núcleo duro da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está formado, e terá como coordenadora-geral a presidente nacional da legenda, deputada Gleisi Hoffmann (PR).
NOMES
As funções de cada um foram definidas nesta semana. Alguns nomes confirmados já exercem esse papel dentro da pré-campanha do ex-presidente. É o caso dos ex-ministros Franklin Martins e Luiz Dulci, que seguem com a tarefa de cuidar, respectivamente, da comunicação e da agenda de Lula.

PRESENTE
Marília Arraes não descarta lançar sua irmã, Maria Arraes, candidata a deputada federal. Ela inclusive, estava no ato de filiação.
ANÚNCIO
Tudo indica que o governador Paulo Câmara deve lançar a chapa da Frente Popular na próxima segunda-feira (28). Amanhã, domingo, ele se reúne com o candidato para ver os preparativos finais para o anúncio da chapa que deve ser Teresa Leitão (PT) na vice e André de Paula (PSD).
CANDIDATA
De saída do Podemos, que vive uma crise com a candidatura de Moro, que patina nas pesquisas, a delegada Patrícia Domingos se filiará neste sábado, 26, ao PSDB. O ato ocorrerá a partir das 9h, na sede do PSDB, no bairro do Derby.
RELEMBRAR É VIVER
Como bem lembra o colunista Fernando Castilho, apesar do Planalto querer federalizar Fernando de Noronha, a ilha veio para Pernambuco em 2002, justamente por estar abandonada pela União. Manter Noronha custa caro e dá trabalho para administrar, mas é um dos principais destinos turísticos da região, como Porto de Galinhas.

FILIAÇÕES
Ex-deputado federal, Maurício Rands anunciou a sua filiação à Rede Sustentabilidade. Mas apesar do incentivo, o advogado não deve disputar nenhum cargo eletivo. Túlio Gadêlha também oficializa sua entrada na sigla.
CINEMA
A Fundação Joaquim Nabuco terá uma quarta sala de Cinema. Uma parceria está sendo firmada com o Colégio São Bento, em Olinda. A sala de exibição vai funcionar nas instalações do colégio em auditório com 200 lugares. A parceria estabelece também a realização de cursos de cinema.
MUHNE
Com essa sala a Fundaj se firma como polo audiovisual. A Fundação opera, além da Cinemateca Pernambucana que reúne vasto acervo da área, as três salas: Derby, Museu do Homem do Nordeste e o Cinema do Porto/Fundação, no Bairro do Recife.
FOTO DO DIA:







