Por Ricardo Antunes — Pressionada pelo aumento dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e governadores do Nordeste por criticarem a lei que estabelece teto na alíquota do ICMS dos combustíveis cobrado por Estados. “Doze governadores entraram na Justiça contra essa redução. Você sabe que a região Nordeste comporta 9 Estados. Esses nove governadores entraram na Justiça para não diminuir o preço dos combustíveis”, reclamou.
A alta da inflação é um dos principais obstáculos para a campanha de reeleição do presidente e vem sendo explorada pelo petista como sinal da inabilidade do governo para driblar os efeitos da crise econômica. Lula tem dito em entrevistas que a redução do tributo não vai baratear o preço da gasolina e do diesel, além de provocar prejuízo aos governos estaduais – o ICMS é a principal forma de arrecadação dos Estados.
O Governo Federal já emplacou 4 presidentes da Petrobras, em apenas 4 anos. Mesmo assim, as trocas não surtiram efeito na diminuição dos preços dos combustíveis.
ASSÉDIO
Uma testemunha dos assédios denunciados contra o então presidente da Caixa Pedro Guimarães, mostrou o rosto e disse que funcionárias se escondiam no banheiro ao ouvir a voz do chefe no corredor.

ACUSAÇÃO
Segundo a funcionária, Guimarães passava pelas mesas dos funcionários pedindo fotos e “agarrava a gente, não soltava, passava a mão na lateral do seio, passava a mão na cintura, pegava forte na cintura. Aquele desconforto”.
GUERRA
Desistência de Datena de desistir da candidatura ao Senado, animou o PT e disparou uma guerra na base bolsonarista. Carla Zambelli (PL-SP), Janaina Paschoal (PRTB) e o empresário Paulo Skaf (Republicanos) lutam para ser os candidatos do presidente.
OTIMISTAS
Já do lado dos petistas, a avaliação é de que a saída de Datena vai ajudar a convencer o ex-governador Márcio França (PSB) a desistir de concorrer ao governo paulista para se lançar ao Senado. Com isso, ele deixaria de ser adversário para apoiar o ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

CETICISMO
Depois de reunião com Gilberto Kassab, dirigentes do PSB dizem que o presidente do PSD estipulou condições para continuar as conversas com o partido, mas um avanço nas negociações é visto com ceticismo no PSD. Embora não admita publicamente, Kassab está apalavrado para apoiar Tarcísio de Freitas em São Paulo.
CANDIDATURA
Marina Silva (Rede) lançará neste sábado (2) sua pré-candidatura a deputada federal por São Paulo. Devem participar do evento o pré-candidato ao Governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), que será apoiado pela Rede, além do deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE).
DÍVIDA
O MP entrou, nesta quinta-feira (30), com uma ação no TCU cobrando até 2 bilhões de dólares de Jair Bolsonaro e do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles por terem acabado com o Fundo Amazônia. Medida teria levado à “ocorrência de prejuízos ao Brasil”, diz o documento.
APOSENTADORIA
A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, avisou a colegas da Corte que antecipará em alguns dias sua aposentadoria.

SUBSTITUIÇÃO
Ela comunicou que pretende pendurar a toga a partir de 22 de julho, uma semana antes de completar 75 anos de idade, em 28 de julho, quando teria de se aposentar compulsoriamente. No lugar de Ana Arraes, assumirá o comando do TCU o ministro Bruno Dantas, atual vice-presidente da Corte. Ele ficará como presidente do tribunal até 2024, pelo menos.
SÃO JOÃO
Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Irah Caldeira, Nando Cordel e Lia de Itamaracá estão entre as principais atrações do São João do Recife, que tem início na sexta-feira (1º).

PROGRAMAÇÃO
A programação, divulgada pela prefeitura nesta quinta (30), segue até o dia 15 de julho. Também foram escalados Silvério Pessoa, Santanna, Geraldinho Lins e Josildo Sá. Além dos shows, haverá apresentações de trios pé de serra e grupos de quadrilha.
FIG
O 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste de Pernambuco, também terá apresentações de peso. Entre elas, estão Adriana Calcanhoto, Gal Costa, Sepultura, Titãs, Anavitória e Nando Reis.
FOTO DO DIA:








