Do Metrópoles – Ao comentar a bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se confundiu e chamou o norte-americano de Donald Trump, ex-presidente do país. O “ato falho” ocorreu durante a transmissão ao vivo do brasileiro nas redes sociais nesta sexta-feira (10/6).
“Ontem tivemos a bilateral com o presidente Trump. Ou melhor, desculpa o ato falho. Joe Biden. Ah, vai ser o escândalo na imprensa aí, né?”, disse, aos risos.
Veja o momento:
Em ato falho, @JairBolsonaro diz que se reuniu ontem com o “presidente Trump”.
Líder brasileiro se desculpou em seguida e voltou a destacar que conversou com Joe Biden a 1 metro de distância. pic.twitter.com/BwPj76BFbF
— Metrópoles (@Metropoles) June 10, 2022
“Estivemos com o presidente Joe Biden em uma bilateral, tratando de vários assuntos. E em uma [reunião] reservada, que obviamente durou 30 minutos, ficamos ali a um metro de distância, sem máscara e tratando de assuntos de interesse dos nossos países e que também interessam para o mundo todo. Senti confiança na conversa com ele. A preocupação dele é semelhante à nossa, com as questões que acontecem no mundo todo”, acrescentou Bolsonaro.
Os dois chefes de Estado se encontraram durante a Cúpula das Américas, evento que reúne líderes de governo do continente. Foi o primeiro encontro entre Biden e Bolsonaro desde a posse do democrata, em janeiro do ano passado.
Antes da reunião, os presidentes só haviam tido contatos protocolares e mantido um certo distanciamento, sobretudo pelo presidente brasileiro ter sido aliado entusiasmado do ex-presidente Trump – e questionado as eleições americanas que conduziram Biden ao poder.