Por Ricardo Antunes — Após uma intensa campanha dos grupos bolsonaristas no Telegram, Jair Bolsonaro aparece entre as 100 figuras políticas que podem fazer parte da lista de “Personalidades do Ano”, da revista americana “Time”.
Até agora, 70% das pessoas consideram que o presidente brasileiro deve ser eleito a personalidade do ano, páreo a páreo com a cantora Britney Spears, também com 70% dos votos, e a frente de nomes como o do Papa Francisco. No ano passado, os campeões foram o presidente americano Joe Biden e sua vice, Kamala Harris.
A personalidade do ano de 2021 será revelada pela revista no dia 8 de dezembro. Mas a indicação pode ser uma “faca de dois gumes”, já que o que, segundo a própria revista Time, o escolhido como personalidade do ano é quem “mais afetou as notícias ou vidas, para melhor ou para pior”.
SINCERICÍDIO
Durante uma fala na Câmara dos Deputados hoje (23), o ministro da Economia, Paulo Guedes, “deixou escapar” que usou a sua offshore em um paraíso fiscal para se livrar de imposto de herança nos Estados Unidos.

DRIBLE
Já se imaginava que o ministro estava dando um drible nos impostos no Brasil. Mas agora, ficamos sabendo que o objetivo também era investir em ações no mercado norte-americano fugindo do Tio Sam.
DÚVIDA
Criticado, Guedes afirma que o procedimento é legal. Mas não seria imoral um ministro da Economia blindar de problemas na gestão do país e, ao mesmo tempo, evitar o pagamento de impostos? Fica a questão.

BRIGA
Tentando se projetar como nome da terceira-via, Ciro Gomes (PDT) tem que lidar com rachas dentro do próprio partido. O deputado federal Tulio Gadelha (PDT-PE), por exemplo, não fala com o presidenciável desde as eleições do Recife e pode deixar a sigla.
MÁGOA
O parlamentar está insatisfeito com a direção nacional do partido, que vetou sua candidatura à Prefeitura do Recife em 2020. Ciro Gomes, então, apoiou João Campos (PSB), eleito prefeito da capital pernambucana.
AGENDA
Falando em terceira-via, Sergio Moro vai aproveitar a agenda de lançamentos de seu livro para fazer seu primeiro corpo a corpo junto à população como pré-candidato à Presidência da República.

TURNÊ
O Podemos, partido do ex-juiz, aproveitará as viagens de Moro a Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo para marcar eventos com lideranças da sociedade civil e com presença de populares.
QUEBRA-CABEÇAS
A filiação de Jair Bolsonaro ao PL, marcada para 30 de novembro, pode rearranjar o jogo político em Pernambuco. Já que o presidente quer que o ministro Gilson Machado (Turismo) fique responsável pelo diretório no estado.
CONCORRÊNCIA
Hoje, o diretório está sob comando do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que disputa com Raquel Lyra (PSDB) para ser o nome da oposição ao governo do estado. Mais popular, Lyra pode acabar forçando Anderson Ferreira a se lançar ao senado.
DESEJO
Com a indicação do ministro Raimundo Carreiro (TCU) para ser embaixador do Brasil em Portugal, a vaga aberta virou objeto de desejo de alguns políticos.

AMBIÇÃO
O senador Fernando Bezerra gostaria muito de preencher a vaga do conselheiro, mas o que se diz em Brasília é que a senadora Kátia Abreu é a atual favorita.
DISPUTA
O senador Antonio Anastasia também está na disputa. Carreiro foi indicado pelo presidente Bolsonaro para a embaixada em Portugal e sua substituição será definida por indicação do Senado.
FOTO DO DIA:
