Por Ricardo Antunes — Para tentar reverter a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial, o presidente Bolsonaro aposta sua ficha na PEC das bondades, com um aumento de R$ 200 no Auxílio Brasil, e benefícios para caminhoneiros e taxistas. Ao todo, serão R$ 41,25 bilhões além do teto de gastos, o que tem custado acusações de uso da máquina pública. Segundo Caio Spechoto e Douglas Rodrigues, do Poder360º, as medidas deram um nó na esquerda.
Tanto que petistas e aliados de Lula em geral afirmaram que Bolsonaro acha que pode “comprar” a população e criticaram o fato de o aumento valer só até dezembro. Mas, para não “pegar mal” com os eleitores, acabaram decidindo votar a favor da PEC.
Mas para o economista Gabriel Leal de Barros, sócio da Ryo Asset, a população também foi alvo do “drible” do presidente. Apesar das medidas diminuírem a pobreza, elas tem um efeito muito passageiro, principalmente por causa do aumento da inflação e do descontrole fiscal. “Ações como essa dão com uma mão e retiram com a outra”, finaliza ele.
DECEPÇÃO
Uma parte significativa das Forças Armadas não esconde a decepção que vem tendo com a atuação do general Paulo Sérgio Nogueira como ministro da Defesa, que tem trabalhado como linha acessória do presidente nas investidas contra as urnas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

EXAGERO
A avaliação desse segmento, que inclui membros do alto comando e até militares que atuam no governo é a de que Nogueira está “exagerando no tom” dos ofícios que passou a enviar quase que semanalmente à corte eleitoral, insistindo na participação ativa dos militares na auditoria das urnas.
TUMULTO
Em meio aos atritos entre o governo federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o papel das Forças Armadas nas eleições, o Ministério da Defesa sugeriu a realização de votação paralela em cédulas de papel no dia do pleito, como forma de testar a integridade das urnas.
FAKE
Alexandre de Moraes, presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral, determinou a exclusão de vídeo publicado no canal bolsonarista Grupo B38, do Telegram, por conter fake news a respeito do presidenciável Ciro Gomes (PDT).

MANIPULAÇÃO
Acompanhado de uma fotografia do pedetista, o vídeo manipulado apresenta um diálogo falso entre Gomes e um líder da facção criminosa PCC, montado a partir de de recortes de áudio fraudulentos.
CALE-SE
Em uma apresentação no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 13, Roberto Carlos perdeu a paciência com fãs que gritavam próximo a ele. “Cala a boca!”, mandou o artista durante a canção Como É Grande o Meu Amor por Você.
IRRITAÇÃO
Espectadores causaram uma aglomeração e incomodaram o cantor, que acabou se desconcentrando.
CARNAVAL
Blocos acusam Prefeitura de SP de abandono e mantêm Carnaval em julho. Os coletivos afirmam que, apesar do cancelamento, vão desfilar nas ruas da capital paulista. “Blocos em arranjos diversos vão sair em julho, nos dias 16 e 17, exercendo seu direito legítimo de manifestação cultural garantido pela Constituição”, segue o manifesto.

VISITA
A vinda de Lula (PT) para Pernambuco ocorrerá nos dias 19 e 20 de julho, onde o petista participará de eventos em três cidades, com palco e realização de discurso aos seus militantes.
ITINERÁRIO
Na agenda do pré-candidato à presidência está previsto o seu comparecimento na 30° edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2022), evento que ocorrerá na próxima terça-feira (19/07). Na mesma data, Lula também fará visita à cidade de Serra Talhada. Após tais compromissos, o candidato pretende chegar no dia seguinte em Recife.
DE NOVO
A pré-candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) anunciou, nesta quinta-feira (14), que está grávida pela terceira vez. Ela, que é deputada federal, é mãe de Maria Isabel, de 7 anos, e de Maria Bárbara, que tem 6 meses e nasceu em janeiro deste ano.
FOTO DO DIA:








