Do Globo – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou neste sábado que o ex-presidente Jair Bolsonaro comprove o convite para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, antes de analisar seu pedido de liberação do passaporte, retido pela Justiça, para participar do evento. A posse está agendada para o próximo dia 20, em Washington (EUA).
“Diante do exposto, determino que a defesa de Jair Messias Bolsonaro apresente documento oficial, nos termos do artigo 236 do CPP, que efetivamente comprove o convite descrito em sua petição.”
Moraes argumentou que o pedido da defesa de Bolsonaro só anexou uma mensagem enviada por e-mail ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, com um remetente desconhecido e não identificado (“ info@t47inaugural.com info@t47inaugural.com”). Além disso, não há o horário ou a programação do evento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/R/N/pdfNeZR8aMbCOtd4rcoA/109434366-new-york-new-york-december-12-president-elect-donald-trump-walks-onto-the-floor-of-the-n.jpg)
Na última quarta-feira, Bolsonaro afirmou que estará na posse de Donald Trump. Em postagem na rede social X, o antigo mandatário disse estar “muito honrado” em receber o convite e alegou ter pedido a liberação de seu passaporte ao Supremo – solicitação que já foi negada outras vezes pela Corte, onde Bolsonaro é investigado em diferentes frentes.
Além do ex-chefe do Executivo, nomes do bolsonarismo como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro sinalizaram que também devem comparecer ao evento. “Agradeço a meu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, pelo excelente trabalho nesta relação com a família do presidente Donald J. Trump. Meu advogado, Dr. Paulo Bueno, já encaminhou para o ministro Alexandre de Moraes pedido para eu reaver meu passaporte e assim poder atender a este honroso e importante evento histórico“, escreveu o ex-presidente na postagem.