Por Ricardo Antunes — O presidente Jair Bolsonaro levou o maior esporro que se tem notícia desde o Governo Sarney. Após ter feito ilações sobre o comportamento da Anvisa, que defendeu a vacinação das crianças. ele foi repreendido pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres,. “Se o senhor dispõe de informações que levantem o menor indício de corrupção sobre este brasileiro, não perca tempo nem prevarique, Senhor Presidente. Determine imediata investigação policial sobre a minha pessoa, aliás, sobre qualquer um que trabalhe hoje na Anvisa, que com orgulho eu tenho o privilégio de integrar”, escreveu Barra Torres em uma nota divulgada na noite deste sábado, em que lembrou ser general da Marinha.
Ele completou, com invejável educação e fina ironia. “Agora, se o Senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate. Estamos combatendo o mesmo inimigo e ainda há muita guerra pela frente. Rever uma fala ou um ato errado não diminuirá o senhor em nada. Muito pelo contrário”.
Mais uma para a conta de presidente e para o guia eleitoral da oposição.
É isso.
DESISTÊNCIA
O PSD não conta mais com a possibilidade de ter Geraldo Alckmin como candidato a governador de São Paulo na eleição deste ano.

VICE
De acordo com dirigentes, o ex-titular do Palácio dos Bandeirantes, que saiu do PSDB em dezembro e ainda não anunciou o seu futuro político, deixou claro em conversas que está mais interessado em ser vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na chapa presidencial.
BISNETA
Falando no PT, a deputada federal Marília Arraes (PT-PE), mãe de uma menina de 6 anos, deu à luz neste sábado à Maria Bárbara, fruto de seu casamento com o biomédico André Cacau.

HOMENAGEM
O nome é uma homenagem a Bárbara de Alencar, primeira presa política do Brasil e considerada uma heroína da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador. Ela é avó do escritor José de Alencar. Maria Bárbara é bisneta do ex-governador Miguel Arraes
FEDERAÇÃO
A união nacional das siglas PSB, PT, PCdoB, PSOL e PV, teria grande impacto em Pernambuco. O bloco pode angariar mais de 40% do eleitorado do estado.
DISCUSSÃO
No entanto, os partidos temem que o STF barre federações depois da decisão da corte de levar a questão a voto em plenário. Magistrados dizem querer discutir o assunto com maior profundidade e evitar volta das coligações.

CALENDÁRIO
O PDT está preparando um grande evento para o lançamento da candidatura de Ciro Gomes à Presidência numa pré-convenção em Brasília, nos dias 21 de 22 de janeiro.
COMEMORAÇÕES
No dia 21, Ciro será lançado e fará o seu primeiro discurso de candidato. No dia seguinte, tudo vai girar em torno das comemorações do centenário de Leonel Brizola, nascido exatamente num 22 de janeiro.
MAGIA
“A Magia do Natal” de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, teve início no dia 19 de novembro e o encerramento será no domingo (9).
SUCESSO
Em quase dois meses, o evento atraiu cerca de 1 milhão de pessoas para o município e movimentou mais de R$ 45 milhões. De acordo com a secretária de Cultura, Sandra Albino, a economia foi movimentada, principalmente, nos segmentos turístico, cultural e do comércio.
FOTO DO DIA:
