Por Ricardo Antunes — No Paraná, a intenção de voto em Jair Bolsonaro na eleição presidencial deste ano é maior que a de Lula. É o que informa o novo levantamento do Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira (19). Entre os eleitores paranaenses, de acordo com o levantamento, o presidente tem 42,9%, e o ex-presidente tem 35%. Em terceiro lugar, muito distante, vem o pedetista Ciro Gomes, com 5,1% —percentual inferior ao dos eleitores que não querem votar em nenhum candidato (6,9%).
Segundo o instituto, se o primeiro turno fosse hoje, o atual governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), se reelegeria. Ele vence nos dois cenários pesquisados com 52,8% ou 55,3% dos votos. O ex-governador Roberto Requião, segundo colocado, tem 20,2% ou 21%. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
ESTRATÉGIA
As ações apresentadas por Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes fazem parte de uma estratégia traçada pelo entorno do presidente para que ele “fale menos e aja mais”.

NA JUSTIÇA
O plano é que Bolsonaro troque o bate-boca e ataques públicos aos magistrados, em especial, Moraes, por manifestações na Justiça. Além dos pedidos de investigação apresentados ao Supremo e à Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro se prepara para levar as mesmas acusações contra Moraes a tribunais internacionais.
ENCONTRO
Pela primeira vez, os ataques presidenciais contra a democracia foram alvos de uma reunião entre um dos principais relatores da ONU e instituições brasileiras.
PREOCUPAÇÃO
Iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o contato, que ocorreu nesta quinta evidencia a preocupação internacional em relação ao destino da democracia e o temor de que o processo eleitoral abra uma crise no maior país da América Latina.
UNIÃO
Em carta divulgada há pouco, os presidentes do MDB, Baleia Rossi, PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire, reafirmaram que as três siglas estão unidas em nome de uma candidatura única e que ela vai se sobrepor a “projetos pessoais”. Foi um balde de água fria para o grupo de João Doria (PSDB), que viu Simone Tebet para ser a pré-candidata da aliança.

SEM MESADA
A briga no ninho tucano chegou ao fundo partidário. O presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse a integrantes da cúpula tucana ter comunicado ao tesoureiro do partido, Cesar Gontijo, que não assinará a liberação de “nem mais um centavo” para gastos na pré-campanha de Doria.
DELETE
O governo do RN apagou o link que comprovava o valor das diárias recebidas pela governadora Fátima Bezerra para ir a São Paulo. Oficialmente a petista foi para uma reunião na FIESP, mas aproveitou a oportunidade para ir ao casamento do ex-presidente Lula.
REUNIÃO
Presidentes dos sete partidos aliados à campanha de Lula (PT, PSB, PCdoB, PSOL, Rede, PV e Solidariedade) têm reunião marcada para segunda-feira, em São Paulo. No encontro, conduzido por Lula e Geraldo Alckmin, será criado um o conselho político que vai dar orientações para os rumos da corrida à Presidência.

COMBUSTÍVEIS
Presidente do STF, o ministro Luiz Fux, combinou de se reunir na próxima semana com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para discutir com o presidente do Supremo uma solução para redução do ICMS que incide sobre combustíveis.
MAIS CARO
Preços da gasolina e diesel tem impactado diretamente a inflação. O IPCA supera 12% em apenas 12 meses.
PRÉ-CANDIDATA
A Delegada Patrícia Domingos (PSDB) cumpriu agenda no litoral sul de Pernambuco nesta quinta-feira (19). Durante entrevistas nas rádios das cidades de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré, a pré-candidata falou da escassez de policiais na região, além de outros assuntos como falta de água, transporte público e sobre a situação das estradas que dão acesso a esses municípios.
FOTO DO DIA:
