Do Globo — Enquanto estava em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, dia 12, após reunião no Supremo Tribunal Federal (STF), presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mostrou-se descontente com uma das perguntas e, em vez de responder, interrompeu a entrevista para convidar os jornalistas a rezarem com ele o “Pai Nosso”. O momento, que tratava de suas tentativas de provar supostas fraudes na urna eletrônica, foi registrado em vídeo e repercute nas redes sociais. A pergunta que ele não gostou questionava se havia arrependimento em suspeitar da eficácia do processo eleitoral. O corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Felipe Salomão, abriu um prazo para Bolsonaro apresentar evidências de fraudes nas urnas eletrônicas que corroborem suas declarações sobre o tema.
Em coletiva, o presidente Jair Bolsonaro ameaça acabar com a entrevista, puxa um “Pai Nosso” e afirma: “eu não tenho prova de fraude, mas também não tem prova de que não houve fraude” pic.twitter.com/0VRsrMo5Id
— Lucas Negrisoli (@lucasnegrisoli) July 12, 2021
— Para de falar em “se arrepende?”, cara, que tá feio. Eu não vim aqui para brigar com ninguém. Acabei de falar. Vai acabar a entrevista. Depois diz que eu sou grosso — afirmou Bolsonaro, indicando que poderia terminar de atender a imprensa naquela hora. — Queria falar para você, bom, vamos rezar um Pai Nosso aqui, vamos? Vamos rezar? Vamos lá, ajuda aí, pessoal — continuou.
No Twitter, uma postagem recebeu mais de 130 mil visualizações e o nome da oração entrou na lista dos assuntos mais comentados. Confira alguns comentários sobre o episódio:
https://twitter.com/RicardoLHeredia/status/1414703979808833537?s=19
Brother, o Bolsonaro interrompeu a coletiva de imprensa no STF para rezar um Pai Nosso com os jornalistas KKKKKKKKKKKKKKKKKK pqp, sensacional
— Fernando de Castro (@FdeCastro01) July 12, 2021
Meu deus acabei de ver o Bolsonaro puxando um pai nosso em voz alta para os jornalistas depois de perguntarem algo que ele nao gostou KKKKKK q ridículo
— guilherme novaes (@gdnovaes) July 12, 2021
Jair Bolsonaro hoje, em coletiva, disse que é paz e amor, rezou pai nosso, pediu beijo hetero pra repórter e disse que respeita o STF.
Estamos superconvencidos. pic.twitter.com/imFHtqas1u
— JoãoXimenesBraga (@JoaoXima) July 12, 2021
A interrupção ocorreu enquanto o tema abordado tratava de sua defesa do voto impresso nas eleições. Embora tenha ameaçado concluir a coletiva, a entrevista prosseguiu mais um pouco. Ele afirmou que tinha acabado de assinar um ofício para ser encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo mais prazo para que apresente evidências sobre a existência de fraude nas eleições. Segundo ele, um especialista conhecido seu que teria essas evidências estaria debilitado após se infectar com Covid-19 e só deve estar disponível para prestar os esclarecimentos nas próximas semanas.
“Desde a implantação das urnas eletrônicas em 1996, jamais se documentou qualquer episódio de fraude. Nesse sistema, foram eleitos os presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. Como se constata singelamente, o sistema não só é íntegro como permitiu a alternância no poder”, diz nota do TSE emitida na sexta-feira, dia 9.







