Por Ricardo Antunes — O consultor político e sócio-diretor da CAC Consultoria, José Luciano de Mattos Dias, atribuiu chances maiores de vitória de Bolsonaro no segundo turno das eleições. Perguntado sobre a probabilidade de sucesso dos candidatos na reta final do pleito, Dias defendeu que, em função da distribuição geográfica dos votos, o atual presidente deve chegar mais forte que o adversário no dia 30 de outubro. A informação é de Rodrigo Oliveira, de O Antagonista.
A leitura fez parte de uma conversa com clientes do BTG Pactual realizada no dia de hoje. Em números, o consultor afirmou que Bolsonaro teria 52% de chance de ser reeleito, contra 48% do ex-presidente Lula. Dias também alertou para o fato de que ainda é impossível prever um vencedor em uma disputa tão apertada.
Logo após o evento, alguns perfis em mídias sociais repercutiram a fala de forma equivocada atribuindo uma percepção de que Bolsonaro estaria à frente na disputa com base em um levantamento da consultoria.
TUDO IGUAL
Debate da Band não alterou a intenções de voto para Lula e Bolsonaro, diz o Ipespe. Segundo o instituto, o petista tem 49%, e Bolsonaro, 43%, das intenções de votos. A pesquisa foi realizada entre segunda (17) e terça-feira (18).

SABATINA
Nas noites de sexta-feira e de domingo, respectivamente, o SBT e a Record promoverão debates presidenciais. Mas de debate só terão mesmo o nome. Como Lula não irá, será uma sabatina de Jair Bolsonaro ao lado de uma cadeira vazia.
PROCURA-SE
Depois de declarar que seguiria a orientação do PDT para apoiar Lula no segundo turno, Ciro Gomes, que nem citou o petista em seu discurso de apoio, simplesmente desapareceu das redes sociais.
ITINERÁRIO
Há duas semanas, ele “não dá sinal de vida”. Mas aliados afirmam que desta vez ele não viajou para Paris. O ex-governador do Ceará estaria mesmo em Fortaleza.
DEMOCRACIA SEMPRE
Defensores do Estado de Direito, o ministro Luiz Fux e o Deputado Federal Luciano Bivar, participaram de evento no Congresso Nacional, onde o ministro do STF, foi agraciado com a condecoração Grã-Cruz.

A Câmara dos Deputados decidiu acelerar a votação de um projeto de lei de 2011 que criminaliza a divulgação de pesquisas eleitorais quando os resultados das urnas estiverem fora das margens de erro indicadas pelos institutos.
URGÊNCIA
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), colocou em votação um requerimento de 2014 que pedia urgência para esse texto. Com a urgência aprovada, o projeto de lei pode ir direto ao plenário, sem ser discutido nas comissões.
CONSOLIDAÇÃO
O vereador do Recife, Felipe Alecrim (PSC), promoveu uma grande reunião política para cerca de 400 pessoas onde fortaleceu o apoio à candidata ao Governo de Pernambuco Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, onde contou com a presença de Padres, Diáconos e Comunidades Católicas.

ELEIÇÕES
Na segunda rodada da pesquisa Real Big Data, encomendada pela Rede Record para o Governo de Pernambuco, Raquel Lyra aparece com 12% de vantagem sobre sua adversária Marília Arraes, nos votos válidos.
DISPUTA
Enquanto Raquel tem 54%, Marília tem 42%.Com relação à pesquisa anterior, Raquel caiu 2% e Marília cresceu 5%.
BAIXARIA
Por falar em Marília, ela apelou feio no debate da Fiep, pela manhã, e conseguiu promover a maior baixaria da campanha até agora, ao usar o caso do adolecente decapitado na Funase. A cabeça dele foi usada num jogo de futebol. Raquel Lyra disse que pediu demissão a Eduardo Campos porque não conseguiu demitir Ana Célia Cabral, que a comandava a instituição.
FOTO DO DIA:
