Com informações do O Globo
O presidente Jair Bolsonaro vai assinar na próxima terça-feira (07) decreto estabelecendo novas regras para uso de armas e munição por colecionadores, atiradores e caçadores, conhecidos como Cacs.
O presidente afirmou que não haverá limite para quantidade de munição e que a categoria “vai poder transportar arma municiada”. Atualmente, somente os atiradores podem levar uma arma com munição em um trajeto específico: do local de guarda, em geral a própria casa, ao local de treino ou competição.
Não está claro se Bolsonaro vai ampliar de forma geral a permissão, para que os CACs possam circular livremente armados, o que é vedado ao cidadão comum, em regra geral, pelo Estatuto do Desarmamento. O porte, segundo a legislação vigente, é destinado apenas a categorias específicas, como militares e policiais, e só concedido fora do previsto em casos excepcionais.
O presidente falou sobre o decreto ao sair do Palácio da Alvorada. Ele parou para cumprimentar populares que estavam no portão que dá acesso à residência oficial, e foi abordado por um homem que indagou sobre o tema.