Por Ricardo Antunes – A 9 dias do fim do mandato, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), divulgou seu perfil no Linkedin, uma plataforma usada para propagar vagas de emprego. Ele também compartilhou uma publicação pedindo que seus seguidores se inscrevessem em sua página, e acabou virando “piada”, informa o Poder360º.
Segundo o site, internautas encheram o Twitter de ironias, sobre o “desemprego” de Bolsonaro. Em 2023, será a 1ª vez em mais de 3 décadas que Bolsonaro não assumirá um cargo eletivo. Antes de ser conduzido ao Planalto em 2018, ele foi vereador da capital fluminense por 2 anos (1989-1991) e deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro por 7 mandatos (1991-2019).
O chefe do Executivo foi convidado pelo presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, a ser o presidente de honra da sigla e a compor a executiva nacional. Segundo Valdemar, Bolsonaro terá “toda a estrutura” que necessitar.
QUERO NÃO
A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) recusou o convite do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar o cargo de Autoridade Climática em sua gestão. A informação foi confirmada ao GLOBO por aliados da ex-ministra. É o quarto convite que Lula fez e ouve um não como resposta

DESGASTE
Com a recusa de Marina, criou-se um impasse para a senadora Sinone Tebet. Seus aliados reafirmam que a emedebista não aceitará o cargo sem o aval de Marina, informação também confirmada por pessoas próximas à deputada federal da Rede. As duas se tornaram amigas durante a campanha, e Tebet disse reiteradamente a aliados na última semana que não queria “passar por cima” da aliada.
MEDIDAS
Anunciado pelo presidente eleito como o próximo chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), o procurador da Fazenda Nacional Jorge Messias vai ter que tomar decisões delicadas sobre algumas questões deixadas pela gestão de Jair Bolsonaro.
PREOCUPAÇÕES
Uma das mais sensíveis diz respeito à defesa do próprio Bolsonaro em inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), além dos parlamentares que também são alvo de investigações ou de pedidos de indiciamento pela CPI da Pandemia.
CIÚMES
A influência da presidente do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, junto a Lula nas escolhas dos ministérios tem gerado críticas entre integrantes do próprio partido.

COMPARAÇÃO
Parlamentares próximos ao presidente eleito se disseram “surpreendidos” com o poder de Gleisi, que, segundo eles, foi maior que o do ex-ministro José Dirceu.
PENHORA
Um jatinho que estava em posse do cantor Wesley Safadão foi apreendido e teve o uso bloqueado após decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, que foi tomada em meio a um impasse sobre a propriedade da aeronave.
PROCESSO
Avaliado em R$ 37 milhões, o jatinho foi pedido em uma ação movida por um grupo de investidores lesados pelo empresário Francesley da Silva, conhecido como “Sheik dos Bitcoins”, para ressarcimento das dívidas.

MOBILIZAÇÃO
A proximidade do feriado de Natal vai esvaziando o acampamento de insatisfeitos com o resultado da eleição no QG do Exército em Brasília. Ainda há manifestantes na região, e eles seguem fazendo barulho, mas várias barracas começaram a ser desmontadas.
TRADIÇÃO
Um dos eventos culturais mais tradicionais do ciclo natalino do Grande Recife está de volta em 2022. Depois de dois anos sem ser realizado por causa da pandemia, o Encontro de Cavalo Marinho acontece no domingo (25), na Praça Ilumiara Zumbi, em Olinda, com entrada gratuita.
ATRAÇÕES
Esta será a 27ª edição do encontro de cultura popular. Várias atrações pernambucanas vão se apresentar, a parir das 18h, na Casa da Rabeca do Brasil, em Cidade Tabajara. Segundo a organização, vão participar os seguintes grupos de Cavalo Marinho: Boi Matuto, de Olinda; Boi Pintado e do Mestre Batista, de Aliança; na Zona Mata Norte, Estrela Brilhante, Estrela de Ouro e Boi Brasileiro, de Condado, também na Mata Norte, e o da Família Salustiano.
FOTO DO DIA








