Por Ricardo Antunes — O presidente Jair Bolsonaro criticou as prisões do caminhoneiro Zé Trovão e do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), durante uma entrevista para a Gazeta do Povo nesta quarta-feira (08).
“Foi uma violência sem tamanho, praticada por um ministro”, disse o mandatário, referindo-se ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao lembrar que Moraes abriu mais um inquérito contra ele – por causa da live em que associou vacina contra Covid à Aids – Bolsonaro afirmou: “É um abuso. Ele está no quintal de casa, será que ele vai entrar? Será que vai ter coragem de entrar? Não é um desafio para ele, quem está avançando é ele, não sou eu.”
SECA
Em meio à grave crise hidro-energética, e a explosão da extrema pobreza no Brasil, o Governo Federal decidiu acabar com um programa de cisternas no sertão.

SUCATEAMENTO
Barato, o programa chegou a instalar 100 mil reservatórios de água num único ano, durante o governo Lula, mas foi sucateado pela atual gestão, que instalou apenas 3 mil equipamentos em 2021.
MUDANÇAS
Agora, a entrega de cisternas compradas com verba federal tem sido condicionada a apoios políticos. “As cisternas que chegam são pela Codevasf e emenda parlamentar. Não tem mais o envolvimento da sociedade civil, lamenta o agricultor Adailson Gerson de Brito, de Afrânio (PE).
INFLAÇÃO
Outro fator que tem impactado a vida dos mais pobres é a alta persistente da inflação. Por isso, o Banco Central está promovendo o mais forte choque de juros em quase 20 anos.

INSUFICIENTE
Uma alta nesse nível foi vista pela última vez no fim do governo FHC. Mesmo com os juros subindo tanto, o BC deve descumprir a meta de em 2021 e 2022, segundo o boletim Focus.
SANGRIA
A piora econômica, está impactando a popularidade de Bolsonaro, que tem tentado estancar a sangria com a retomada de uma “agenda conservadora”, com acenos a evangélicos, críticas ao conteúdo do Enem e movimentos em prol da diversidade sexual.
FILIAÇÃO
O ex-coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato Deltan Dallagnol afirmou nesta 4ª feira (8.dez.2021) que sua filiação ao Podemos será o “1º passo da sua nova etapa de vida, [e] que quer fazer mais, melhor e diferente”.

DENÚNCIA
Caetano Veloso, Daniela Mercury, Gilberto Gil e Wagner Moura participarão da Corte Interamericana de Direitos Humanos falando sobre as violações de liberdade de expressão no país, o desmonte institucional do setor cultural e a perseguição de artistas no Brasil.
DATA
A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), órgão independente da OEA (Organização dos Estados Americanos), aceitou o pedido do Mobile (Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística) e marcou uma audiência pública com os artistas no próximo dia 14.
CINEMA
Falando em arte, o ex-presidente Lula passou esta segunda e terça-feira em filmagens com o diretor de cinema americano Oliver Stone. Vencedor de dois Oscars de melhor diretor, Stone está em São Paulo para gravar o filme que terá o ex-presidente brasileiro como principal personagem.

PATRULHA
A produção era idealizada desde os tempos em que Lula estava preso, em Curitiba. Durante o festival de Cannes, em julho deste ano, o diretor afirmou que a prisão de Lula pela Lava-Jato teve relação com um projeto dos Estados Unidos de “patrulhar o mundo”.
AVISO
Em aviso ao PSB, o PT diz que não abre mão de Fernando Haddad para o governo de São Paulo. Os socialistas querem emplacar o nome de Márcio França, mas aliados petistas apostam que o PSB vai acabar desistindo da exigência, já que França também pensa em se lançar ao Senado.
NA MESMA
Situação semelhante acontece em Pernambuco, onde o partido considera ter nomes fortes, como a deputada Marília Arraes e o senador Humberto Costa.
FOTO DO DIA:








