Por Ricardo Antunes — O Brasil já conta com mais de 100 milhões de pessoas que tomaram a primeira dose de vacina contra a covid-19. No total, 100.082.100 brasileiros estão imunizados parcialmente contra a doença, o equivalente a 47,26% da população do país.
Pelos números do consórcio, 41.012.243 pessoas estão com vacinação completa contra a covid-19 no Brasil, o correspondente a 19,37% da população total. Entre ontem e hoje, 752.198 habitantes receberam a segunda dose, enquanto a dose única foi aplicada em outros 27.979.
Dos quatro tipos de vacina à disposição no país, três necessitam de duas doses, conforme recomendação dos seus respectivos laboratórios: CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. A fabricante da Janssen indica a aplicação de apenas uma dose de seu imunizante.
Com os desafios das novas variantes e o anúncio de estados como São Paulo e Pernambuco flexibilizando as medidas restritivas, especialistas apontam que pode haver um crescimento do contágio por Covid-19. No entanto, a aceleração no ritmo de vacinação no último mês não deixa de ser uma boa notícia.
NOME SUJO
Ministro mais poderoso do governo, Ciro Nogueira foi acionado recentemente em São Paulo, sob risco de ser negativado, por dívidas de IPVA de cerca de 5 000 reais num carrão importado.

AZAR
A maré de azar de Nogueira, aliás, começou há alguns meses. Ele também virou alvo solidário numa ação de despejo em Brasília. Fiador do contrato de aluguel, ele não assumiu a conta quando o titular do negócio não pagou.
EX
Com a maioria dos brasileiros ainda sem candidato, Michel Temer decidiu se jogar nas redes sociais para surfar na brincadeira do “que saudade do meu ex”. Numa série de vídeos que começa a ser publicada nesta sexta, o ex-presidente aparece em sua versão mais despojada convidando os usuários das redes para uma “conversa” sobre o país.
VOLTA TEMER?
Os novos vídeos e movimento de Temer nas redes sociais tem o objetivo de sentir o clima no país para um potencial “volta, Temer” em 2022. Por ora, no entanto, o presidente vai se mostrar como uma figura interessada em debater projetos para o país e em colaborar com ideias dentro da “Ponte para o futuro 2”.
À ESQUERDA
A campanha “Fora, Bolsonaro”, que reúne organizações favoráveis ao impeachment do presidente, marcou novos protestos para 7 de setembro. Liderados pelas frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e a Coalizão Negra por Direitos, os atos pedem a aceleração da vacinação contra a Covid e o aumento no valor do auxílio emergencial.

E À DIREITA
Os atos devem ocorrer dias antes das manifestações organizadas pelo MBL e pelo Vem Pra Rua, agendadas para 12 de setembro, também para pedir o impeachment do presidente.
DE SAÍDA
Janaina Paschoal disse à Veja que vai deixar o PSL. “Acho que o PSL está muito perdido, não sabe o que quer e o que não quer. Fico preocupada de estar amarrada a uma sigla tão indefinida”.
SURPRESO
Já o presidente nacional do partido, Luciano Bivar, se disse surpreso com a decisão da parlamentar. “Ela é uma pessoa por quem tenho o maior respeito e a admiração, eu sei, é recíproca. Foi eu quem a trouxe para o partido, é uma pessoa diferenciada”, acrescentou Bivar, que também é deputado federal.
GESTÃO DE CRISE
Depois de queda da Plataforma Lattes e do incêndio na Cinemateca, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência publicou nesta sexta (30) seu plano de gestão de riscos.

TARDE DEMAIS?
O texto define como atribuição do comitê de riscos “supervisionar o mapeamento e a avaliação dos riscos chaves que possam comprometer a prestação de serviços de interesse público”. Após os incidentes, o CNPq e a Cinemateca tiveram prejuízos incalculáveis.
NEGATIVO
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, negou que existam conversas para fundir o partido com o PCdoB. O dirigente partidário dos socialistas afirma que em momento algum conversou com representantes do PCdoB sobre possibilidade de fusão.
CRÍTICA
Ele também criticou Lula por articular a fusão. “Lula está se imiscuindo em um assunto que não é dele. Se ele quer o nosso apoio mesmo, não deveria se imiscuir aqui. A possível fusão não é assunto do PT, muito menos do Lula”, disse Siqueira.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sexta-feira 30/07/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.