Por Ricardo Antunes — A melhora das perspectivas de crescimento da economia e o avanço da vacinação contra a covid-19, ainda que lento, já fazem empresas multinacionais retomarem os planos de investimento no Brasil, antes paralisados ou prejudicados por causa da pandemia. Nos últimos meses, tem crescido o número de companhias estrangeiras que anunciam novos projetos de expansão, aquisições ou aportes de capital no País.
Ainda que uma parte significativa do IDP seja composto por reinvestimentos dos lucros obtidos no País, o investimento direto é visto como um recurso de mais qualidade, porque é destinado à atividade produtiva.
A expansão está longe de alcançar os patamares de anos anteriores. Considerando os últimos 12 meses encerrados em maio, os investimentos diretos representavam 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB), nível abaixo do registrado nos últimos anos. Entretanto, as condições agora são mais vantajosas para a entrada de estrangeiros.
“O custo de entrar no Brasil está relativamente baixo, por causa da depreciação do real. É um ambiente favorável para aportes produtivos no curto prazo. É claro que no Brasil há sempre muita incerteza. Mas, seis meses atrás, as perspectivas eram piores”, diz o economista Livio Ribeiro, pesquisador associado do Ibre/FGV e sócio da consultoria BRCG.
(Por Filipe Serrano, do Estadão)
DO BRASIL
A mais nova aposta do governo federal para o combate à pandemia de Covid-19 atende pelo nome de Versamune, vacina desenvolvida no Brasil e financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que protocolou junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o pedido para que possam ser feitos os primeiros testes clínicos em humanos.

PREVISÃO
Se tudo correr bem durante os estudos com pacientes — que devem começar em agosto, segundo a empresa — a Versamune poderá ter seu uso emergencial aprovado pela Anvisa no primeiro trimestre de 2022.
CONCORRIDO
O general Santos Cruz decidiu ser candidato em 2022 por Brasília. Não sabe se a senador ou a deputado. Mas tem convite de vários partidos.
OPÇÕES
O vice-presidente Hamilton Mourão também está com a cabeça em 2022. Ele considera três partidos como destinos possíveis para si, caso decida mesmo deixar o PRTB para disputar o Senado pelo Rio Grande do Sul. São eles: Republicanos, PP e PSD.
NA RESERVA
Ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles pode não ficar muito tempo longe da vida política. Ele é primeiro suplente de deputado federal, posição que conseguiu ao disputar as eleições de 2018, e assume o mandato se qualquer deputado do Novo se afastar.
PRA QUE FOGUETE?
Um balão vai levar turistas à “beira” do espaço. É o que promete a empresa Space Perspective. Logo após ter feito um primeiro teste, que chegou a uma altitude de 33 quilômetros (por volta de três vezes a de um avião normal). A empresa de viagens espaciais agora diz que oferecerá o passeio a partir de 2024.

PREÇO
O valor da passagem será de US$ 125 mil (ou R$ 613,5 mil, na cotação de hoje). O alto custo inclui o transporte de outras sete pessoas durante seis horas no balão, intitulado Spaceship Neptune. Ele conta com um bar e banheiro.
PAZ E AMOR
De olho nas eleições presidenciais de 2022, Lula quer reduzir o temor em torno do seu nome. Discretamente, tem buscado alternativas para ocupar o Ministério da Fazenda, que pretende recriar em caso de vitória.
ACENO
Diante da rejeição dos empresários e com poucas opções até o momento, Henrique Meirelles e Fernando Haddad são apontados por interlocutores petistas como “soluções caseiras” para o posto.
1X1
Brasil sofre sem Neymar, e só empata com o Equador pela Copa América. Sem brilho, o jogo terminou em 1 a 1 com gols de Éder Militão e Ángel Mena.
PRÓXIMO
O Brasil abre o mata-mata na próxima sexta-feira (2), às 21h, no estádio Nilton Santos, contra Chile ou Uruguai. O Grupo A fecha a fase de grupos só amanhã, quando será definido também o adversário do Equador.
O DRAMA DE JONAS
Nesta terça (27), o blog vai contar o drama de Jonas após o fatídico acidente. Ele perdeu a visão após levar um tiro de bala de borracha. O disparo foi realizado por um policial militar. Será que vão fazer justiça? Você pode ajudar ele e a sua família através do PIX 099.295.214.02. É o CPF do próprio Jonas.
FOTO DO DIA
