Por Ricardo Antunes – O brasileiro Fernando Sabag Montiel, que tentou assassinar a vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, vai ter de encarar mais acusações. O procurador federal do caso, Carlos Rívolo, pediu uma investigação por posse e distribuição de pornografia infantil. Agora, Montiel deve precisar prestar outro depoimento sobre as novas denúncias. Peritos da Unidade Fiscal Especializada em Crimes Cibernéticos analisaram o celular e encontraram o material.
O equipamento continha mais de 120 registros suspeitos. Nas imagens, “pessoas que aparentam ser menores de 18 anos” em “atividades sexuais explícitas”, segundo o Metrópoles.
Além de Fernando Montiel, polícia da Argentina prendeu recenemente mais uma mulher, suspeita de envolvimento na tentativa de assassinato contra Cristina Kirchner. Agustina Díaz, de 21 anos. Ela é amiga de Brenda Uliarte, namorada do brasileiro Fernando Sabag Montiel, que teria sido a mentora do atentado contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, no dia 1º de setembro. As informações são do jornal La Nación.
“Vou mandar matar Cristina”, escreveu Brenda para a Agustina dias antes do atentado. “Mandei um cara para matar Cristina”, enviou para Agustina em outro trecho, se referindo ao namorado brasileiro. Segundo outra análise realizada nos celulares de Montiel e Brenda, o casal já havia tentado atacar Kirchner em 27 de agosto, mas o plano foi cancelado. Fotografias encontradas no celular do brasileiro mostram os dois posando com a pistola Bersa 32 com a qual o ataque foi realizado.
REGRA…
O debate do dia 29 de setembro entre os candidatos a presidente na Globo terá algumas novidades este ano.

…É REGRA
Uma delas diz respeito ao candidato que não comparecer: as perguntas dos seus adversários serão feitas no ar para uma cadeira vazia — tradicionalmente apenas o assento não ocupado era exibido aos telespectadores.
NA JUSTIÇA
Lula acionou o TSE após um estudo UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), demonstrar que o algoritmo do YouTube privilegia vídeos da Jovem Pan com conteúdos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em suas recomendações.
IMPARCIALIDADE
A coligação do ex-presidente argumenta que, a legislação brasileira obriga o respeito e observância à chamada ‘neutralidade da rede’, prevista no art. 9º do Marco Civil da Internet”.
DESCULPAS
O candidato bolsonarista ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, telefonou para a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, para se desculpar pelas agressões verbais do deputado Douglas Garcia (Republicanos-SP) à profissional. “Eu mal conheço, nem tenho contato com esse idiota”, afirmou o candidato sobre o colega de partido.
Tarcísio de Freitas é candidato ao governo de SP, apoiado pelo presidente da RepúblicaEFEITO
A campanha do ex-ministro e também de Bolsonaro temem que a ação contra a jornalista pegue mal no eleitorado feminino, ponto fraco do presidente da República.
VAI E VEM
Em nova decisão, o TRE-SP decidiu que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PTB) pode disputar o cargo de deputado federal em 2022.
INDEFERIDO
Alexandre de Moraes rejeitou nesta quarta o pedido da defesa do empresário Luciano Hang para transferir à Justiça Federal de Brasília a investigação aberta no STF contra ele e outros empresários no caso das mensagens de WhatsApp sobre golpe de Estado.
MOTIVO
Moraes negou o pedido porque a Polícia Federal ainda analisa as provas reunidas na busca e apreensão e avalia se existe conexão com outros fatos apurados no Supremo sobre ameaças a instituições.

DINDIM
No pedido de registro de sua candidatura a deputado federal Cunha declarou um patrimônio de R$ 14,1 milhões, 420% superior ao de quatro anos atrás, sendo 90% proveniente de dinheiro que mantinha na Suíça.
NO MURO
O ex-governador João Doria, que participou da inauguração do Hospital da Mulher nesta quarta (14), se recusou a dizer em quem votará para a Presidência. Seu partido tem a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) como vice na chapa presidencial de Simone Tebet (MDB).
FOTO DO DIA:
Escultura de Louise Bourgeois em frente ao Museu Guggenheim Bilbao | Foto: Paul Brewer