Da Redação do Blog — Cientistas e médicos também são os que têm mais credibilidade do que integrantes das Forças Armadas. Os políticos estão entre os menos confiáveis. Estes são alguns resultados da pesquisa global realizada pelo Instituto Ipsos em 28 países.
No levantamento, os professores aparecem como os mais confiáveis entre 64% dos entrevistados do Brasil, enquanto militares aparecem bem abaixo, com 30%.
Na sequência, aparecem cientistas (61%), os médicos (59%), os pesquisadores (37%), pessoas comuns (36%) e jornalistas (34%). Os militares aparecem ao lado de líderes religiosos. Em seguida, estão os policiais (29%), os juízes (28%), os funcionários públicos (24%) e os líderes de negócios (20%).
No ranking dos menos confiáveis no Brasil, os políticos aparecem em 1º lugar com 76%, seguidos de oficiais de gabinete (64%), banqueiros (53%), policiais (40%), advogados e executivos de publicidade (39%), líderes de negócios (38%), religiosos, funcionários públicos e juízes (37%), apresentadores de noticiários televisivos (36%) e membros das Forças Armadas (34%).