Por Ricardo Antunes — Brasil, França e Argentina compartilham o pódio da 29ª edição do Rally dos Sertões. Os brasileiros Cristian Baumgart e Beco Andreotti levam o quarto título nos carros; Deninho Casarini e Ivo Mayer (UTV) repetiram o título nos UTVs. O francês Adrien Metge se consagra nas Motos e o argentino Manuel Andujar nos Quads. A premiação foi feita durante todo dia de hoje em Tamandaré, Pernambuco.
Foram dez dias de desafio, 3.615km percorridos por sete estados do Nordeste (RN, PB, CE, PI, BA, AL e PE). O Sertões 100% sertão e 100% nordestino, que consagrou neste domingo (22) seus grandes campeões, dignos vencedores de uma prova que chamou a atenção pela dureza e exigência técnica do percurso, assim como as paisagens paradisíacas.
A rampa montada junto ao Forte de Tamandaré, na cidade pernambucana de mesmo nome foi o palco para a festa. De quem acelerou forte para terminar na frente e também de quem encarou o desafio com o objetivo de superá-lo. O cansaço nos rostos deu lugar aos sorrisos e à emoção.
CONSULTAS
As ameaças de Jair Bolsonaro de não aceitar as eleições de 2022 sem a adoção do voto impresso levaram cinco ex-presidentes da República a procurar contatos com militares para saber a disposição dos quartéis.

VAI TER PLEITO
Emissários de Michel Temer (MDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Sarney (MDB) e Fernando Collor (PROS) ouviram de generais da reserva e da ativa a garantia de que as eleições vão acontecer e de que o vencedor – seja quem for – tomará posse.
PREOCUPAÇÃO
Fernando Henrique Cardoso manteve contatos diretos com militares e ouviu que não há hipótese de o Exército embarcar em uma aventura. Os chefes militares, porém, externaram preocupação de que o presidente e seus aliados tentem fazer isso – e tenham sucesso – com as Polícias Militares. O risco de rompimento da cadeia de comando nas PMs é monitorado pelas Forças Armadas.
DESAMPARADO
Novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira já foi ouvido se lamentando lamentando que o presidente não lhe atende os pedidos para moderar-se nos ataques a ministros do Supremo. “Ele não ouve a gente”. Um ministro mais antigo no governo comentou com um interlocutor: “Só agora o Ciro descobriu que o presidente é incontrolável?”, relata o colunista Lauro Jardim, no Globo.
PADRÃO
Os olhos do mundo se voltaram ao Afeganistão mais uma vez quando o Talibã reassumiu o comando do país com a saída das forças armadas norte-americanas após a ocupação militar que durou 20 anos. Quem esteve por lá em diferentes ocasiões (2000, 2001, 2004 e 2011) foi Ana Paula Padrão, nos tempos de jornalista, antes de se reinventar no entretenimento.

DRIBLE
Em bate-papo com o UOL, a apresentadora falou que uma das experiências mais marcantes, foi ter furado o bloqueio do Talibã, quando era repórter da TV Globo. Sem liberdade para fazer as matérias que precisava, a jornalista fingiu estar doente, saiu escondida do hotel, e se passou por uma funcionária da ONU para conseguir entrevistar estudantes de uma escola clandestina para mulheres.
ITAMARATY
Depois de uma bem-sucedida articulação em prol da queda de um dos mais ideológicos apoiadores do presidente, o ex-chanceler Ernesto Araújo, integrantes da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado pressionam agora o governo para que o Itamaraty modernize o sistema de distribuição de postos diplomáticos no exterior e priorize as nações com maiores relações comerciais com o Brasil.

PARCERIA
O foco dos parlamentares é convencer o Executivo de que países da Ásia devem ser tratados como parceiros preferenciais e de que não faz mais sentido manter embaixadas e consultados em destinos pouco comuns para exportações brasileiras.
JOIA
Uma busca meticulosa e incansável pelo acervo digitalizado do Arquivo Nacional acaba de revelar sete preciosidades históricas da música brasileira dos anos 1970. Graças ao garimpo do jornalista e pesquisador Renato Vieira foram encontradas sete músicas inéditas de ninguém menos do que Belchior.
CANÇÕES
São canções feitas entre 1971 e 1979, enviadas ao então Departamento de Censura Federal da ditadura. Não se sabe ainda por que não foram gravadas. De algumas só restaram as letras, pois eram de autoria apenas do cantor e compositor cearense. Outras, são músicas em parcerias com Fagner ou com Fausto Nilo.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Domingo 22/08/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.