*Por Hylda Cavalcanti — Brasília virou a capital dos prefeitos hoje. Eles vieram à cidade acompanhar reuniões das bancadas dos seus estados no Congresso, para definição de prioridades nas verbas orçamentárias deste ano, no âmbito da Comissão Mista de Orçamento – que avalia o Orçamento da União 2021.
Os prefeitos aproveitaram para circular nos gabinetes dos deputados e senadores de cujas bases eleitorais pertencem e participar do programa lançado pelo Governo Federal intitulado Guia do Novo Prefeito + Brasil – Os 100 Primeiros Dias de Gestão Municipal.
A maior parte dos prefeitos que está em Brasília é proveniente das regiões Centro-Oeste e Sul, mas também destacam-se, dentre os do Nordeste, governantes de Pernambuco e da Paraíba.
De Pernambuco, circularam pelos gabinetes os de Toritama, Edilson Torres (MDB); Lagoa Grande, Vilmar Capellaro (MDB); Barra de Guabiraba, Diogo Carlos de Lima Silva (MDB) e de Venturosa, Euder Tenório Cavalcanti (PL). Da Paraíba, chamou a atenção o prefeito de Capina Brande, Bruno Cunha Lima (PSD), muito cumprimentado pelos políticos do seu estado.
A chegada dos prefeitos chamou a atenção logo no início da manhã, durante a fila de visitantes para entrada no Anexo IV da Câmara, onde ficam os gabinetes dos parlamentares. Vários deles tiveram reuniões isoladas para conversar sobre emendas específicas para suas cidades.
O movimento nos corredores do Congresso deixou assustados alguns servidores, em função da pandemia, e a falta de distanciamento deles – o que foge às regras sanitárias exigidas para a volta dos trabalhos presenciais do Legislativo.

Programa do Governo
Produzido junto com o Sebrae, o projeto lançado pelo Governo para os prefeitos consiste num aplicativo que apresenta orientações e ferramentas para que eles realizem da melhor forma os seus primeiros 100 dias de gestão.
O guia é divido em quatro eixos temáticos: Governança, Finanças, Social e Território. Nos conteúdos estão questões como montagem da equipe de governo, preparação dos novos secretários, fontes de financiamento, prestação de contas e redes de contatos.
A plataforma também delineia um cronograma ideal a ser cumprido, com dicas e as explicações das medidas administrativas indicadas para os gestores neste período.
Além das aulas em vídeo e em textos, os prefeitos são convidados a se cadastrarem na rede de Prefeitos+Brasil, onde poderão ter contato mais próximo com as equipes do governo.
Segundo informações da Secom do Governo Federal, o objetivo é deixar mais próximas as prefeituras do Executivo, de forma a dar maior transparência nos projetos tidos como prioritários por parte deles e o andamento de obras federais, por parte dos ministérios.