Por Ricardo Antunes — O vereador Carlos Bolsonaro, está rompido com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, desde internação do presidente, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, há quase um mês, informa o colunista Guilherme Amado, no Metrópoles. Segundo ele, Carlos e Michelle se desentenderam dentro do hospital, mas a relação já não era boa há tempos. Com a briga, a própria relação entre Carlos Bolsonaro e o pai também ficou estremecida. Antes muito presente no Palácio do Planalto, o parlamentar pouco foi visto nas últimas semanas em Brasília.
Quando o presidente da República esteve internado, Carlos Bolsonaro ficou todos os dias no hospital, mesmo Michelle estando ao lado do marido. A primeira-dama não gostou e queixou-se de mais uma vez o filho não dar espaço ao casal.
Não foi a primeira vez que a primeira-dama fez a crítica. Michelle nunca gostou da presença excessiva de Carlos, que volta e meia também reclama de considerar não ter contato suficiente com o pai.
Segundo a coluna de Guilherme Amado, Michelle e Jair Bolsonaro atravessam um momento difícil no casamento e os dois “quase não têm vida de casal”.
LIVE
Em sua habitual live de quinta-feira, Jair Bolsonaro voltou ao tema do voto impresso — aquele mesmo que ele prometeu “virar a página”. De quebra, ainda chamou o ministro Luís Roberto Barroso de “tapado” e “mentiroso”.

IRRITAÇÃO
O ministro irritou o presidente ao dizer que muitas votações são feitas em escolas e que crianças poderiam ficar de 3 a 4 semanas sem aulas durante a recontagem dos votos impressos. “Seriam 10 dias no máximo”, argumentou Bolsonaro.
TRANSPARÊNCIA
Dois dias depois que a Câmara rejeitou a PEC do voto impresso, o ministro Barroso anunciou medidas para dar ‘ainda mais’ transparência ao sistema eletrônico de votação.
MEDIDAS
Entre elas estão a ampliação do tempo em que o código-aberto das urnas ficará disponível para avaliação de partidos e técnicos; o convite para que siglas participem da “inseminação” do programa nas urnas; e a criação de uma comissão externa composta por pessoas da sociedade civil e instituições públicas para fiscalizar cada etapa do processo.
REVIRAVOLTA
Ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia agora é vice-líder da oposição ao lado de outros oito parlamentares, todos de esquerda. O líder é Alessandro Molon (PSB/RJ). Na segunda, Maia foi flagrado em almoço com Alexandre de Moraes e Rodrigo Garcia, vice de João Doria.

REJEIÇÃO
Lula tem tentado abrir diálogo com as Forças Armadas. Mas suas “incursões” vêm sendo malsucedidas. Os militares não querem saber do ex-presidente. A rejeição ao petista é muito mais forte e os mais radicais dizem que, se ele ganhar a eleição, não assume.
MOTIVO
A lista de razões para o rechaço é extensa. Vai da Comissão da Verdade, que apurou os crimes da ditadura até o apoio do PT à Venezuela e Cuba. Quem conhece as Forças Armadas acha que é possível quebrar a resistência. Só que o caminho é longo e exige empenho.
LUTO
Morreu, aos 90 anos, o ex-deputado federal e ex-usineiro João Lyra. Lyra foi um dos homens mais ricos da Câmara dos Deputados, sendo dono de cinco usinas de cana-de-açúcar, três delas em Alagoas e duas em Minas Gerais, e de uma companhia de táxi-aéreo.

O HOMEM
Lyra é pai de Lourdinha Lyra, que foi vice-prefeita de Cícero Almeida, e de Thereza Collor, viúva de Pedro Collor e conhecida como “musa” do impeachment do ex-presidente Fernando Collor, hoje senador.
FANTASIA
As especulações de um conhecido blog sobre a adesão do líder do Governo Bolsonaro, Fernando Bezerra Coelho, à Chapa do Palácio do Campo das Princesas não passa de fantasia. FBC encontrou-se comigo no aeroporto e garantiu que Miguel Coelho é candidato à governador de Pernambuco.

PERNAMBUCANO
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) vai se tornar cidadão pernambucano. A proposta do deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo foi aprovada nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa do Estado.
CANDIDATO?
O vice-presidente, também está sendo incentivado a se lançar governador do Rio de Janeiro em 2022. Nos últimos meses, o PRTB especulou sobre uma possível candidatura de Mourão ao Senado pelo Rio Grande do Sul, mas seria o Rio a primeira opção eleitoral de Mourão, se ele de fato for enfrentar as urnas no ano que vem.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Quinta-Feira 12/08/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.