Por Ricardo Antunes — Um dia depois do blog dizer que a pesquisa do Ipespe não foi para “consumo interno nenhum”, o próprio Edmar Lyra confessa quem pagou a mesma:
Foi o tucano Bruno Araújo (PSDB), presidente nacional do partido. Ele não só comprou a pesquisa, paga pelo PSDB, como também fez questão de distribuir a mesma com vários políticos e até mesmo ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).
O nome do senador Armando Monteiro Neto (PTB) estava no título da matéria por puro erro e descuido do nosso editor André Beltrão.
Na verdade, o ex-senador jamais poderia ter “comprado” a pesquisa pois não é do PSDB e, sim, do PTB. Pelo erro no título da matéria pedimos escusas ao ex-senador e aos nossos leitores.
Em nota o ex-senador Armando Monteiro Neto reiterou que o compromisso dele é “de agregar, somar e unir as oposições. Não estou a serviço de nenhuma candidatura isoladamente. Respeito todas as postulações. Esse é meu papel agregar, somar e unir”.

Em relação a sucessão interna na oposição o problema é que existe um acordo entre todos os candidatos para se discutir a questão, internamente, e não por notas “plantadas” em blogs ou jornais.
Daniel Coelho e Mendonça Filho, tem pesquisas internas que apontam justamente o contrário. O clima, depois disso, está muito ruim, segundo o blog apurou, pois não era essa a logística para ungir uma candidatura única das oposições.
A encomenda da pesquisa por parte do PSDB foi dada com exclusividade pelo blog de Edmar Lyra. Confira a nota.
“A pesquisa Ipespe, que foi contratada pelo PSDB do ex-ministro Bruno Araújo, trouxe novidades no tocante ao entendimento da oposição na capital pernambucana. Inicialmente inclinados a Mendonça Filho, pré-candidato do DEM, Armando Monteiro, do PTB, e Bruno Araújo, do PSDB, já avaliam apoiar formalmente a pré-candidatura de Patrícia Domingos.
Sem um projeto de candidatura própria no Recife, Armando e Bruno estão dispostos a apoiar o projeto mais competitivo, que tenha chances de chegar a um segundo turno, e não possuem a ressalva externada pelos demais postulantes, à pré-candidatura da delegada Patrícia Domingos.(…)”