Por Ricardo Antunes — O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, nos tirou qualquer esperança de dias melhores em abril e maio.
“O ritmo de mortes por Covid continuará a piorar nas próximas semanas. Os próximos 15 dias serão muito dramáticos. Cruzamos a casa dos 2 mil [mortos por dia], já passamos da casa dos 3 mil, estamos indo para os 4 mil e vamos chegar a 5 mil mortes por dia”, afirmou ele.
Dimas Covas também classificou como otimista a perspectiva do Ministério da Saúde sobre a quantidade de vacinas que vai adquirir até o fim do ano.
“Não adianta hoje o Ministério falar que precisa, precisa, precisa de vacina. O Ministério está tendo dificuldade de arrumar vacinas e não é só a do Butantan, está com dificuldades em relação a todas as vacinas exatamente por isso, todo mundo já se comprometeu, todos têm seus compromissos e estão cuidando de manter esses compromissos. Avançar nisso é muito difícil porque a demanda mundial é muito grande.”
Especialistas já disseram que apenas a vacina não resolve. Todas as outras medidas de restrições, como uso da máscara e distanciamento social, devem ser cumpridas.
Nesse sentido, a decisão monocrática do ministro Kassio Nunes de liberar os cultos nas igrejas foi como colocar gasolina na fogueira para apagar o incêndio.
Conforme o blog apurou, a reação à decisão de Nunes foi tão grande que ministros querem que o presidente do STF, Luiz Fux, leve o tema ao plenário o mais rápido possível.
Há preocupação com o risco de aglomerações em igrejas no pior momento da pandemia.
É isso.
MAIS FORTE
A mudança ministerial deu mais poder a Luiz Eduardo Ramos no Planalto. Amigo do presidente há décadas, o general operou junto com Braga Netto para definir a troca de comando das Forças Armadas e o reforço da aliança com o Centrão.

ÓRFÃOS
Após um ano de pandemia, o setor cultural sofre sem a possibilidade de realizar atividades presenciais. Sem perspectiva de melhoras da crise sanitária, o desespero dos artistas e profissionais é cada vez maior. Casas de show estão fechando, companhias de teatro agonizam financeiramente, e técnicos e produtores estão migrando para outras áreas.
ARTICULAÇÃO
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendeu, em artigo publicado nos jornais O Globo e O Estado de S.Paulo, a formação de um bloco de centro para as eleições de 2022 que, entre outras características, “seja progressista, social e economicamente”.
MANIFESTO
A manifestação de Fernando Henrique Cardoso ocorre em uma semana que ficou marcada por um manifesto em defesa da democracia assinado por seis possíveis candidatos em 2022, que buscam um caminho para evitar a polarização do segundo turno de 2018 entre o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o PT, que pode ter a candidatura de Lula.

PROVOCAÇÃO
Jair Bolsonaro compartilhou neste domingo um vídeo em que o apresentador Sikêra Jr. acusa Paulo Câmara de não ter usado os repasses federais “para salvar vidas” de pacientes com Covid.
RESPOSTA
O governador de Pernambuco Câmara foi ao Twitter rebater o presidente: “Difícil acreditar que em um dia como hoje, domingo de Páscoa, sejamos obrigados a nos deparar com novas atitudes lamentáveis do Presidente da República. Em lugar de disseminar fakenews, por que não assumir suas verdadeiras atribuições e fazer parte do enfrentamento à pandemia?”, escreveu o governador.
LULA NÃO
Lauro Jardim informa que vem do Nordeste uma das maiores rejeições ao nome de Lula como candidato a presidente no próximo ano. Ela viria do prefeito João Campos (PSB). A ver.

DESRESPEITO
A Polícia Militar flagrou uma festa irregular com 50 pessoas na Praia do Bode, em Fernando de Noronha, e levou o aniversariante para a delegacia. O organizador do evento também foi detido por descumprir o decreto estadual que proíbe aglomeração devido à pandemia.
SOLIDARIEDADE
Na mensagem de Páscoa, Papa Francisco pediu que vacinas contra a covid-19 sejam distribuídas a países pobres. O pontífice rezou pelos profissionais de saúde, doentes, desempregados e pessoas que perderam entes queridos. Ele também disse que a persistência dos conflitos armados mesmo durante a pandemia é algo “escandaloso”.
FOTO DO DIA
Cristãos participam de uma missa de Páscoa na Igreja do Santo Sepulcro na Cidade Velha de Jerusalém neste domingo (04).

Coluna do Ricardo Antunes, Sábado 04/04/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.