EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes — A ex-secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula, deverá retornar ao posto. O Blog obteve a informação, com exclusividade, de aliados do prefeito João Campos. As costuras estão sendo finalizados, junto com a reformulação do secretariado municipal.
Cacau assumiu o Turismo em 2021, desde o início da atual gestão. Ela deixou o cargo em maio de 2022, quando seu pai, o então deputado federal André de Paula (PSD), se candidatou ao Senado na chapa encabeçada por Marília Arraes (Solidariedade). O PSD deixou a base socialista, que lançou Danilo Cabral ao governo.
André terminou em terceiro lugar na corrida para o Senado, mas seu apoio ao presidente Lula (PT) rendeu um convite para assumir o Ministério da Pesca. Tal posição mexeu no cenário local. Com João Campos já trabalhando em sua sucessão, o PSD deve ir à mesa para recompor com o prefeito, tendo Cacau novamente como prioridade para assumir o posto. A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife foi assumida por Pâmela Alves, servidora de carreira e estava acumulando de forma interina, já que ela também é secretária-executiva de Planejamento e Gestão por Resultados.
Quando deixou a secretaria, Cacau também renunciou à presidência da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), cargo que ocupava em função de seu excelente trabalho como gestora no Recife. Na semana passada, Marcelo Canuto, foi anunciado como presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e, André Brasileiro, assumiu a secretaria executiva de Cultura da prefeitura.