Quais os principais desafios para assegurar o direito de crianças e jovens à educação durante a pandemia? Que alternativas estão adotando os países latino-americanos? Em meio à maior crise sanitária do século, a revista Cadernos de Estudos Sociais, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), convida pesquisadores a integrarem o dossiê temático “Políticas Educacionais e o Direito à Educação em tempos de pandemia”, que será lançado pelo periódico no segundo semestre de 2021. Os interessados deverão submeter suas produções em periodicos.fundaj.gov.br/CAD, até 31 de julho de 2021, de acordo com as normas descritas no site.
O número é co-produzido pelo Grupo de Trabalho Políticas Educacionais e o Direito à Educação, do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). “A proposta do Dossiê tem como objetivo oferecer aos leitores um panorama das políticas educacionais no contexto da pandemia. Com o fechamento das escolas e adoção do ensino híbrido, e mesmo num momento futuro pós-pandemia, vão acontecer mudanças nas políticas e queremos entender como isso está se processando”, explica a pesquisadora da Dipes Patrícia Simões, editora responsável pelo Caderno de Estudos Sociais.
Para a pesquisadora Cibele Rodrigues, co-coordenadora do GT/CLACSO e co-editora da publicação, a construção e divulgação em rede garantirá uma maior cobertura e projeção do dossiê. “Os professores e as gestões públicas estão passando por inúmeros desafios, por isso escolhemos abordar esta temática no próximo número. A expectativa é que o trabalho tenha uma participação de países diferentes. Estando a Fundaj vinculada ao CLACSO desde a sua criação, pensamos abranger aos 14 países que compõem o GT, diferentes visões e alternativas adotadas”, conta Cibele. A fim de ampliar a distribuição da produção, todos os artigos serão publicados em português e espanhol.




