Por Ricardo Antunes – Faltando 15 dias para o fim de um ciclo de quatro mandatos, os principais membros do PSB se empenham em dizer que a governadora eleita Raquel Lyra (PSB) herdará um estado com as contas equilibradas. No entanto, a situação descrita traz duas hipóteses: ou o governo Paulo Câmara arrecadou impostos demais, ou foi inoperante para não gastar o dinheiro que tinha em caixa.
Tendo um candidato que obteve apenas 18% dos votos válidos no primeiro turno, o PSB caiu essencialmente por perder o diálogo com a população. A comunicação pecou imensamente, e o resultado foi um desgaste tamanho que proporcionou quatro candidaturas competitivas no campo da oposição, e duas delas foram ao segundo turno. E o PSB, na nova etapa, apoiou a que perdeu, no caso, Marília Arraes (Solidariedade).
O deputado federal Tadeu Alencar, que não se reelegeu, é um dos que sugere que os socialistas façam uma autocrítica profunda, mas isso beira a utopia. Sem uma liderança clara que aponte rumos para a sigla, o PSB entrará numa fase de vacas magras, mesmo ainda governando diversas prefeituras, incluindo a do Recife. Cabe a João Campos tentar frear a ré bordosa e buscar a reeleição, mas não será nada fácil enfrentar a máquina estadual – que segundo Paulo Câmara tem muito dinheiro em caixa. É como criar uma cobra que pode lhe morder. E para piorar, essa cobra tem bico tucano.
NERVOSO
Petistas estão tentando acalmar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), após as recentes decisões do STF que barraram as emendas de relator e abriram caminho para o Bolsa Família fora do teto de gastos.

SAÍDA
Em conversas nos bastidores, aliados de Lula montaram uma “força-tarefa” para conversar com Lira e tentar convencer Lira de que utilizar o crédito extraordinário é uma das saídas no horizonte. Mas que ainda trabalham para que PEC seja aprovada, com possíveis mudanças no texto.
SUSPENSO
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu suspender por 30 dias o procurador Eduardo El Hage, que integrou a Lava Jato do Rio de Janeiro. Ele foi considerado um dos responsáveis diretos por tornar públicas informações sigilosas de uma investigação contra o ex-senador Romero Jucá, que apresentou a denúncia.
INOCENTADOS
Outros nove procuradores tiveram suas condutas julgadas no âmbito do processo, mas foram absolvidos. O órgão entendeu que eles não participaram da elaboração da notícia.
GASTOS
Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) teriam usado verba do órgão para despesas “incompatíveis”, aponta a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), órgão do Congresso Nacional.

GASTOS II
Relator das contas do TCU de 2021, o deputado federal Felipe Francischini cobrou do tribunal explicação de gastos de ministros com telefone fixo, internet residencial e até TV a cabo
FESTA
A festa pelo tricampeonato uniu a Argentina e se transformou na maior manifestação popular da história do país. Milhões de pessoas se reuniram nas principais praças e avenidas de todo o país. Só na cidade de Buenos Aires foram mais de dois milhões de torcedores, dos quais mais da metade concentrou-se na Avenida 9 de Julho, a mais larga da Argentina e tradicional ponto de manifestações do futebol. A seleção, que chegou de volta ao país a uma da madrugada, fará amanhã um desfile até o Obelisco das 09h ao meio dia.
MUCHACHOS
Os jogadores da seleção argentina cantaram a nova versão de ‘Muchachos’. A nova letra diz:”Eu nasci na Argentina, terra de Diego e Lionel, dos meninos das Malvinas, que jamais esquecerei. Eu não posso explicar, porque você não vai entender. A final com a Alemanha por oito anos eu chorei. Mas acabou, porque esse ano no Qatar a final com os franceses foi vencida novamente pelo papai. Rapazes, agora só temos que comemorar, já ganhamos a terceira, somos campeões do mundo. E para Diego já dissemos descansar em paz, com Don Diego e com La Tota, por toda a eternidade”.
PROCESSO
O comitê da Câmara dos Estados Unidos pediu que o Departamento de Justiça processe o ex-presidente Donald Trump e vários de seus aliados por ao menos quatro crimes relacionados à invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

CHEFE
O comitê traçou um roteiro ambicioso para processar Trump e vários de seus aliados em sua última sessão pública nesta segunda, dizendo que eles cometeram uma série de crimes federais ao planejar várias formar de reverter os resultados da eleição de 2020. Ao todo, Trump foi acusado de obstrução de um processo oficial do Congresso, conspiração para fraudar o governo, conspiração para fazer uma declaração falsa e incitar ou auxiliar uma insurreição.
FOTO DO DIA








