Do G1 – A noite de encerramento do carnaval do Recife, na terça-feira (21), foi marcada por tumulto e correria no Marco Zero. No meio da confusão, que aconteceu durante o show de Lenine, um homem levou chutes e golpes de cassetete da Polícia Militar (PM). Na apresentação seguinte, de João Gomes, a TV Globo também registrou cenas de violência no meio do público. Veja vídeo acima.
Nas novas imagens, é possível ver homens abrindo um círculo em meio ao público, e começando a brigar um com os outros enquanto o público que estava próximo do local corre assustado.
Pouco tempo depois, policiais militares chegaram ao local e começam a ir atrás dos homens envolvidos na confusão, acertando dois deles com golpes de cassetete e liberando-os em seguida.
Em outro vídeo, é possível ver uma confusão entre os convidados de um camarote em um edifício no Marco Zero e o público que estava no chão. Além de trocarem gritos, eles também jogam copos e latas de bebidas uns nos outros.
O que diz a PM
Por meio de nota, a Polícia Militar afirmou que:
- através da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), “todos os indícios de confusões que foram registrados no entorno do evento e dentro do foco, houve intervenção imediata do efetivo lançado e a situação foi controlada”;
- “as imagens foram encaminhadas ao comandante da unidade para análise”;
- “não houve detenções, apenas abordagens e intervenções”;
- “em relação ao balanço das ocorrências, informamos que divulgações nesse sentido devem ser realizadas em momento oportuno pela SDS [Secretaria de Defesa Social de Pernambuco]”.