Por André Beltrão – O candidato a vereador do Recife pelo Republicanos, Ozeias Paulo da Silva, tem usado explicitamente as vagas públicas destinadas às crianças de zero a cinco anos no Instituto Ternura, de sua propriedade, como propaganda político-eleitoral vinculada diretamente à sua figura pública.
As vagas, no entanto, fazem parte da rede municipal de ensino e já custaram R$ 2,4 milhões, de recursos municipais e federais, aos cofres públicos. O caso, segundo analistas do direito eleitoral, pode se configurar como um caso clássico de abuso do poder econômico e político e é o mais emblemático para estampar de que forma a gestão do PSB no Recife tem usado as creches privadas conveniadas junto à Secretaria de Educação para turbinar chapas proporcionais de vereadores apoiadores do prefeito.
A unidade do Morro da Conceição do Instituto Ternura, inclusive, foi a creche onde há denúncias de quatro abusos sexuais contra as crianças, em investigação pela Polícia Civil do Estado.

Na propaganda do guia eleitoral na televisão, Ozeias Paulo afirma que “atualmente coordena o Instituto Ternura, que atende cerca de mil crianças no Morro da Conceição, Campina do Barreto, Passarinho, Vasco da Gama e Brejo de Beberibe”. Num outro vídeo, postado no Instagram ontem, Ozeias expõe uma criança de cerca de quatro anos, que “entrevistada” pela sua mãe, afirma que “vai votar em tio Ozeias porque ele criou uma escola pra mim, pra eu estudar”. Segurando um cartaz de propaganda eleitoral de Ozeias ao lado de João Campos, a criança pronuncia o número da candidatura de Ozeias.
No texto escrito por Ozeias, ele registra: “antes de mais nada olha esse vídeo que recebemos de uma das nossas crianças beneficiadas pelo instituto ternura, vocês moram todos no meu coração”.
Em vários outros registros, Ozeias faz referência – como realização pessoal – da oferta de vagas de creches, no entanto, as vagas são financiadas publicamente e não podem, segundo as regras do próprio edital de parcerias, serem usadas para fins políticos.
Ozeias filiou-se ao Republicanos em março em registro ao lado dos vereadores Rodrigo Coutinho e professora Ana Lúcia, que são os favoritos do partido para ocupar vagas na chapa da sigla.