Por Ricardo Antunes – Bolsonaristas querem transformar as famosas “motociatas” em um trunfo eleitoral não só para o presidente Jair Bolsonaro como para os próprios aliados. A intenção é repetir o que fez o titular da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Pré-candidato ao governo paulista, o ministro participou de uma motociata ao lado do mandatário do país na quinta-feira (24/2), no interior de São Paulo, informa Igor Gadelha, do Metrópoles.
Outros bolsonaristas que são pré-candidatos a governador planejam pedir ao presidente que também participe de passeios de moto em seus redutos eleitorais.
Um dos que tentam buscar espaço na agenda de Bolsonaro para uma motociata é o deputado federal Major Vítor Hugo. O parlamentar é pré-candidato ao governo de Goiás, possivelmente pelo PL.
Aliados de Vitor Hugo explicaram à coluna que o deputado tenta conciliar uma visita do presidente da República ao estado com um passeio de moto.
Em pesquisas internas, Vitor Hugo aparece em ascendência, mas ainda atrás do atual governador e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (União Brasil).
A interlocutores, o parlamentar diz acreditar que pode se beneficiar se atrelar ainda mais sua imagem à do atual ocupante do Palácio do Planalto.
No ano passado, em meio aos conflitos com o Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro utilizou os passeios de moto com apoiadores como demonstração de força.
O presidente realizou passeios em diversos estados, incluindo no Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e Goiás.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, com dados obtidos via Lei de Acesso à Informação, os passeios de moto de Bolsonaro custaram mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos.
DIVISÃO
A guerra na Ucrânia tem causado rachas dentro da direita e da esquerda no Brasil. Grupos de extrema-direita, como o da ativista Sarah Winter, admira a desobediência civil violenta que derrubou o presidente Viktor Yanukovytch. A outra parte, é atraída pela agenda ultra conservadora, iliberal e contra minorias, de Vladimir Putin.
ESQUERDA
A esquerda também está dividida. A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) e o presidente do PSOL, Ivan Medeiros, culpam os EUA e a Otan pelo acirramento do conflito. O PT, por outro lado, criticou o uso da força.
POPULAÇÃO
Preocupados com os brasileiros que não conseguem sair da Ucrânia por falta de apoio do Governo Federal, deputados do PSB pediram ao ministro das Relações Exteriores, Carlos França, medidas urgentes para a retirada de cerca de 500 brasileiros da Ucrânia. Em Pernambuco, Danilo Cabral, Felipe Carreras e Milton Coelho, assinaram o documento.
CAMPANHA
Afastado do comitê de campanha de Jair Bolsonaro, Marcos Pereira ainda pode filiar Tarcísio de Freitas à legenda para disputar o governo de São Paulo. A aliança, porém, tem um preço.
CUSTO
Calcula-se que o partido filiado, ou, no caso, o Republicanos terá de desembolsar R$ 30 milhões para custear primeiro e segundo turno das eleições para a campanha do ministro da Infraestrutura.
IRRITAÇÃO
A aprovação do projeto que legaliza os jogos de azar, com a atuação direta de integrantes do governo, irritou a bancada evangélica.
REUNIÃO
Agora, líderes religiosos querem uma reunião reduzida com o presidente para expor insatisfações. No dia 8 haverá um encontro para “fazer a foto”, mas deputados querem sinais objetivos do mandatário de que prioriza a base.
SEGURANÇA
Diante de tantos ataques hackers a comunicações de autoridades, o procurador-geral Augusto Aras tem seguido um rigoroso protocolo.
VARREDURA
Contra potenciais ataques, a PGR passou a analisar periodicamente a segurança do celular usado por Aras. A varredura ocorre sempre que algo errado acontece no aparelho.
Falando nisso, por causa de um ataque hacker, o blog agora tem um novo canal do Intagram. Segue a gente no @blogdoricardoantunes.
MUHNE
Hoje, inaugurando o vídeo maping, projeção na fachada do Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, em homenagem ao Carnaval. Quem passar pela Avenida 17 de Agosto, à noite, verá!
FOTO DO DIA: O atleta francês Antoine Gerard, durante salto com ski.