Por Ricardo Antunes — A eleição para a vaga do TCU teve um aspecto inédito. Pela primeira vez houve um bate chapa entre três candidatos, o que é incomum na casa. A vaga de ministro geralmente é escolhido em um acordo sem necessidade de disputa. Até aí tudo bem. O que ninguém entendeu foi o boato que o senador Fernando Bezerra Coelho andava espalhando: A de que seria o novo ministro do Tribunal de Contas da União.
Na última sexta feira (10), em um casamento que reuniu boa parte da sociedade pernambucana, Fernando Bezerra Coelho contava uma história que era difícil acreditar. Ele dizia, sem fazer segredo para ninguém, que teria cerca de 45 votos na eleição de hoje para novo ministro do Tribunal de Contas da União. Muita gente olhou com certa ressalva, mas por onde passava, o líder do governo dizia a mesma coisa.
Resultado: já na segunda-feira, nosso blog já dizia que isso seria impossível. É pulha, avisamos. Conversa mole.
Aberta às urnas, não deu outra. Ele teve apenas 7 votos, e ficou na lanterna da disputa. Pegou muito mal e arranhou o outro projeto do clã: Fazer de Miguel Coelho o novo governador de Pernambuco em 2022.
A CIGANA
Após o desgaste de hoje, um senador eleitor de Antônio Anastasia brincava com outro colega. “Qual cigana que contou para Fernando que ele tinha chance de ser eleito?”.
IDONEIDADE
Para chegar ao Tribunal de Contas, a Constituição fala em “idoneidade moral e reputação ilibada”. Um texto de auditores fiscais da casa, hoje, pela manhã já mostrava que FBC não tinha a menor chance.

ELEITO
Vencedor da eleição para vaga no TCU, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) terá direito a um cargo vitalício com salário de R$ 37.328,65, mais uma série de benefícios, como férias de 60 dias por ano (sem contar o recesso de 30 dias) e apartamento funcional.
DEVANEIOS
Enquanto o Brasil sofre com a fome, desemprego, inflação e perspectiva de recessão, o bolsonarismo parece descolado da realidade em suas agendas.
PRIORIDADE
Carla Zambelli trava na câmara, uma luta para liberar a caça esportiva de javalis. Já Eduardo Bolsonaro quer autorizar a propaganda sobre armas de fogo. A duas medidas visam agradar as bases eleitorais. Porém, tem efeito limitado, devido à grave crise econômica e social.
VETO
Enquanto isso, líderes do Centrão costuraram um acordo para derrubar o veto do governo ao fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões para financiar as campanhas de 2022.

MATEMÁTICA
Pelos cálculos de um parlamentar próximo ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), a Casa já tem 400 votos e o Senado contabiliza outros 50 para derrubar o veto presidencial.
LUNCH
Geraldo Alckmin topou o convite de Lula para um almoço que está sendo organizado pelo grupo Prerrogativas, integrado por advogados, juristas e artistas.
DATA
O jantar de final de ano será realizado no domingo (19), no restaurante A Figueira, em São Paulo. Se Lula e Alckmin de fato comparecerem ao evento, será a primeira presença conjunta dos políticos, adversários históricos durante a polarização política protagonizada por PT e PSDB.

ELEITO
Em reunião com a bancada federal, o PSB elegeu por unanimidade o deputado Bira do Pindaré (MA) como líder do partido para 2022. O parlamentar teve apoio dos 30 deputados socialistas e assume no ano que vem o lugar de Danilo Cabral (PE).
MODERAÇÃO
No encontro, os deputados do PSB deixaram claro que acreditam em um potencial crescimento da bancada na próxima legislatura e no voto do eleitor menos radical.

EMPREENDEDORISMO
O governador Paulo Câmara lançou, nesta terça (14), o programa Empreende PE. Com o slogan “menos burocracia, mais inovação e desenvolvimento”, a iniciativa traz um conjunto de ações que visa a desburocratização e simplificação dos processos de abertura e licenciamento de empresas em todo o Estado.
COOPERAÇÃO
O primeiro passo foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe) e o Sebrae para dar continuidade à atuação conjunta na modernização e facilitação do ambiente de negócios em Pernambuco.
FOTO DO DIA:








