Da Folha PE – O Carrefour Brasil anunciou nesta quarta-feira (24) a compra do Grupo Big, terceiro maior varejista de alimentos do país, por R$ 7,5 bilhões.
A aquisição, segundo o Carrefour afirmou em comunicado, ampliará a presença em um mercado dinâmico e permitirá a oferta de uma gama mais ampla de produtos e serviços a preços mais competitivos. Também reforçará a presença da rede em formatos como os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia).
Além disso, o grupo vai atuar em um novo segmento de mercado com o formato Sam’s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart. Este modelo de negócios é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros, e tem um forte foco em produtos de marca própria.
O negócio acontece dois meses após o fracasso da fusão com o grupo canadense Couche-Tard e expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e o Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento.
“Nosso grupo está na ofensiva: a aquisição do Grupo Big é um movimento de transformação importante para o Carrefour Brasil”, disse o presidente-executivo, Alexandre Bompard.
Esta é a maior aquisição do grupo desde que assumiu a gestão do Carrefour em 2017.
O acordo foi celebrado entre o Carrefour Brasil, a Advent International Corporation e a Brazil Holdings S.C.S, companhia controlada pelo Walmart.
A aquisição será de 70% em dinheiro e 30% por meio de ações recém emitidas do Carrefour Brasil.