Da Redação, com informações da Assessoria – Cem bancos vermelhos foram colocados na faixa de areia da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A iniciativa, promovida pelo Instituto Banco Vermelho, é uma homenagem às vítimas de feminicídios em Pernambuco.
De acordo com Paula Limongi, diretora executiva do Instituto Banco Vermelho, o Dia Internacional da Mulher não é de comemoração.
“Hoje é um dia de luta. A gente não queria estar recebendo parabéns por fazer esse ato, a gente queria estar comemorando a vida das mulheres. Esse banco é um elemento de luta. Ele é democrático, assim como o feminicídio, que também é um crime democrático. Ele [o feminicídio] acontece independente de raça, de classe social, ele acontece pelo fato de você ser mulher”, afirmou Paula.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/A/U/UGks8KTimDk0642QihMQ/bancos.jpeg)
Ainda segundo a diretora executiva, a praia de Boa Viagem foi escolhida para receber o ato por ser um local do Recife que concentra cerca de 40% das denúncias de feminicídio em Pernambuco. Os bancos significam um espaço de acolhimento. “A cor vermelha representa a cor do sangue derramado por todas as mulheres que são vítimas desse crime brutal”, disse.
O ato fica na praia até 17h, mas o instituto tem instalado 25 bancos gigantes em locais espalhados no Grande Recife. “Só a prevenção salva vidas. Então, a gente chama todo mundo para sentar, refletir, levantar e agir”, declarou Paula.