Do g1PE – A 36ª Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) começou neste sábado (27), com a participação confirmada de 100 embarcações. A largada, no Marco Zero, no Recife Antigo, teve muitos espectadores. Os competidores vão percorrer 300 milhas náuticas (560 km) até a linha de chegada, no Mirante do Boldró, na ilha.
Participam veleiros de 16 estados do Brasil e de quatro países. O Rio de Janeiro lidera com 20 embarcações, seguido por São Paulo, com 19. Entre elas está o Pura Vida, comandado por Carla Silva Lopes, que terá uma tripulação formada apenas por mulheres — são oito no total.
A Bahia tem 14 embarcações e Pernambuco, 12. Santa Catarina participa com seis barcos, o Rio Grande do Sul com cinco e o Paraná com quatro. Também estão confirmados veleiros do Espírito Santo (3), Sergipe (3), Paraíba (2), Ceará (1), Rio Grande do Norte (1), Maranhão (1), Minas Gerais (1), Goiás (1) e Distrito Federal (1).
Entre os estrangeiros, participam três barcos da Argentina — San Salvador, Huyara e Intrepid. A Espanha será representada pelo Aliena e a Dinamarca pelo Odara. Da Austrália, o Shamaness estreia na disputa.
Em 2024, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi o Adrenalina Pura, que levou o troféu Fita Azul. O veleiro pernambucano completou o percurso em 18h49min25s.








