Por Ricardo Antunes — O Censo de 2022, divulgado hoje pelo IBGE, revela contrastes em cidades pernambucanas. Agora com 349.976 habitantes, Olinda, sem contar as capitais, é a cidade do Nordeste de maior queda populacional, com 27.803 habitantes menos do que no Censo de 2010. Em oposição, Petrolina, no sertão, é a 16ª cidade no país que mais cresceu em moradores, adicionando 92.824 habitantes em relação ao Censo de 2010. O boom da fruticultura irrigada e a melhoria da infraestrutura provavelmente estão entre as principais razões do crescimento de Petrolina.
Com 386.786 habitantes no atual Censo, Petrolina confirma ser a segunda maior cidade pernambucana depois do Recife, superando Caruaru (378.052 habitantes) e ficando atrás apenas de Jaboatão (643.759 habitantes).
O detalhado Censo revela, também, que outras duas cidades pernambucanas estão entre as que, percentualmente, mais perderam população em todo o país. Com 9.312 habitantes, 38,5% menos do que em 2010, Salgadinho é a sexta cidade que mais teve gente indo embora no Brasil. Gameleira ocupa a décima posição no país, com uma redução de 34,74% no número de habitantes, agora de 27.912.
Se algumas de suas cidades reduziram a população, como o blog mostrou, o estado como um todo, contudo, cresceu. Informa o IBGE que a população de Pernambuco é agora de 9.058.155 seres humanos, exatos 261.707 habitantes a mais do que no Censo de 2010. Em 1872, quando foi feito o primeiro Censo, Pernambuco tinha 841.539 habitantes. Atualizada, a densidade demográfica de Pernambuco é hoje de 92,37 habitantes por quilômetro quadrado.
MAIS GENTE
Segundo o Censo divulgado hoje, a população do país, de 203,1 milhões em 2022, aumentou 6,5% comparativamente ao Censo de 2010. Isso representa um acréscimo de 12,3 milhões de pessoas no período. De 2010 a 2022, a taxa de crescimento anual da população do país foi, porém, de 0,52%, a menor taxa desde o primeiro Censo do Brasil, em 1872.

SUL MARAVILHA
O Sudeste tem 84,8 milhões de habitantes, o que representa 41,8% da população do país. Os três estados mais populosos – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – concentram 39,9% da população brasileira. Diz ainda o IBGE que o Centro-Oeste é a região menos populosa, com 16,3 milhões de habitantes – apenas 8% da população do país. Em 2022, as concentrações urbanas abrigavam 124,1 milhões de pessoas, o que corresponde a 61% dos brasileiros. Ou seja: bem mais do que a metade dos patrícios mora nas cidades.
SEGURANÇA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter a Polícia Federal em sua segurança pessoal imediata, mas a coordenação ficará a cargo do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). O modelo híbrido, entretanto, dependerá de requisições do presidente sobre o número de policiais ou outras forças em cada situação.
ANÚNCIO
A decisão foi anunciada a jornalistas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, depois de reunião com o chefe do Executivo. O titular do GSI, general Marcos Amaro, não participou. De acordo com Costa, o militar não foi convidado para a entrevista a jornalistas por esquecimento.

EXPLICAÇÕES
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quarta-feira que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, vai ao plenário da Casa em agosto explicar as razões pelas quais a Selic está em 13,75% ao ano, em nova cobrança pela redução da taxa básica de juros do país. importantes representantes do setor produtivo têm aumentado a pressão e feito coro pela redução da Selic em meio à melhora da inflação no país.
DECISÃO
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 9 de agosto a retomada do julgamento sobre a constitucionalidade do juiz de garantias, mecanismo no qual o magistrado responsável pela sentença não é o mesmo que analisa as cautelares durante o processo criminal. A sessão será realizada após a posse de Cristiano Zanin na Corte, marcada para 3 de agosto.
JULGAMENTO
O julgamento sobre a validade do mecanismo do juiz de garantias começou no dia 14 deste mês, mas um pedido de vista antecipado de Dias Toffoli adiou o desfecho do julgamento. Até o momento, somente o relator, ministro Luiz Fux, se manifestou. Na sessão desta quarta-feira (28), o ministro finalizou seu voto e considerou inconstitucional o modelo de juiz de garantias definido pelo Pacote Anticrime de 2019.

AMEAÇA
A Andifes, entidade que reúne os reitores das universidades federais, se movimenta para acabar com as listas tríplices, quebrando uma tradição de 30 anos. Como se sabe, a nomeação do reitor passa por uma votação de professores e alunos, da qual resultam os três candidatos mais votados e entre eles o presidente da República escolhe um – e não necessariamente o primeiro colocado, como ocorreu várias vezes no governo Bolsonaro. Nomear o primeiro colocado não é obrigatório – mas a Andifes pretende fazer isso, propondo emendas a projetos de lei sobre educação em tramitação no Congresso.
BARBAS DE MOLHO
Se as ONGs que operam na Amazônia já estavam ressabiadas com os desdobramentos da CPI do Senado que investiga a atuação delas, o primeiro dia de depoimentos na Comissão, ontem, confirma que é para continuarem com as barbas de molho. Lideranças indígenas ouvidas pela CPI acusaram a ONG Instituto Socioambiental (ISA), presente em quatro estados da região, de não ser transparente no uso do dinheiro público que recebe e de abandonar projetos. Vem mais bala.
EXPOSIÇÃO
Começou hoje no Recife a exposição “OSGEMEOS: Nossos Segredos”, dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, que será exibida pela primeira vez na região Nordeste. A mostra reúne mais de 800 obras, que serão expostas na galeria do Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea, na Zona Oeste da capital pernambucana.
BIO
OSGEMEOS são alguns dos artistas plásticos mais conhecidos da arte contemporânea brasileira, e têm obras reconhecidas em diversos países. A exposição “Nossos segredos”, que tem curadoria dos próprios artistas, reúne, além das grafitagens, esculturas, projeções, quadros, fotografias e outras instalações artísticas e murais, que tentam fazer com que os visitantes se sintam dentro do universo de OSGEMEOS.
FOTO DO DIA
