Com informações da GloboNews – O projeto de lei da anistia, que até então era uma bandeira da oposição, ganhou força significativa nesta semana, passando a contar com o apoio de partidos importantes do Centrão, como a Federação União Progressistas, o Republicanos e, nos próximos dias, possivelmente o PSD. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, afirmou que, pela primeira vez, enxerga chances reais de aprovação do projeto no Congresso.
Líderes do Centrão defendem que o projeto inclua explicitamente os nomes dos beneficiados, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, ressaltam que a inelegibilidade de Bolsonaro para as eleições de 2026 será mantida.
Segundo parlamentares próximos à articulação, já existem votos suficientes para levar a proposta adiante na Câmara. Parlamentares calculam cerca de 350 votos favoráveis, mas temem que o presidente do Senado trave a pauta.
A intenção do bloco é votar a proposta somente após o julgamento no Supremo Tribunal Federal, para não “anistiar quem ainda não foi condenado”.








