Por Tiago Mali, do UOL – Cerca de 380 filiados a partidos do Centrão com ministérios na Esplanada atuavam no governo Lula antes da série de exonerações publicada na sexta-feira (10) no Diário Oficial da União. O governo resolveu exonerar indicados depois que essas siglas votaram para deixar caducar a MP do aumento de impostos para bets e investimentos, na semana passada.
Cruzamento de dados do UOL mostra em que ministérios estão os cargos comissionados ocupados por filiados a partidos que têm pastas, mas votam contra o governo.
O levantamento inclui apenas cargos ocupados por pessoas registradas nos partidos. Indicações de funcionários sem filiação partidária não estão contabilizadas, embora também possam ter origem política.

Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Veja abaixo os ministérios com mais filiados de União Brasil, PP, MDB, PSD e Republicanos. A lista completa com a distribuição dos 378 indicados por órgão está no fim do texto:
1 – União Brasil – 119 cargos
Os cargos estão divididos entre 26 ministérios. Além da Integração Regional, ministério indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), estão no topo dos cargos a Presidência, a AGU (Advocacia-Geral da União), e os Ministérios dos Transportes e dos Povos Indígenas (chefes de divisões da Funai).
Os principais órgãos são:
Integração Regional – 18 cargos
Presidência – 10
AGU – 9
Transportes – 6
Povos Indígenas – 6
2 – MDB – 112 cargos
O Ministério dos Transportes, ocupado por Renan Filho (MDB-AL), é o que tem mais filiados em cargos comissionados.
Transportes- 15
Saúde – 11
Gestão e Inovação – 8
Minas e Energia – 7
Presidência – 6
3 – PSD – 63 cargos
A maioria está nos ministérios da Agricultura e da Pesca, comandados pelo partido.
Agricultura – 17
Pesca – 17
Saúde – 5
Integração – 5
Povos Indígenas – 4
4 – PP – 48 cargos
Há sete comissionados no Ministério dos Esportes, ocupado por André Fufuca (PP-MA).
Esporte – 7
AGU – 6
Saúde – 5
Integração – 5
Gestão e Inovação – 4
5 – Republicanos – 36 cargos
O partido tem mais filiados em cargos comissionados no Ministério da Integração do que no Ministério de Portos e Aeroportos, ocupado por Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Integração – 5
Povos Indígenas – 4
Transportes – 4
Portos e Aeroportos – 3
Agricultura – 3
A evolução no número de indicados políticos
Dos partidos acima, o PSD é o único que tem mais filiados em cargos comissionados agora, em relação ao início do governo, quando ainda permaneciam os nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No caso de PP, União Brasil e Republicanos, a quantidade de filiados passou a crescer à medida em que o governo foi fazendo acenos ao Centrão em busca da aprovação de pautas importantes.
Contribuíram para isso as nomeações dos seguintes ministros:
Celso Sabino (União-PA) no Turismo;
André Fufuca (PP-MA) nos Esportes;
Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) em Portos e Aeroportos.
Metodologia
O levantamento contabilizou os filiados partidários nos seguintes cargos comissionados: CA, CAS, CCX, CCD, CCT, CCE, CGE e cargos de natureza especial.








