Do G1 — Uma confusão foi registrada na Rua da Moeda, no Bairro do , na região central da capital pernambucana, na noite do sábado (30). De acordo com testemunhas, houve um arrastão no local. Imagens enviadas ao WhatsApp da Globo registraram uma briga entre um grupo de jovens, que destruíram objetos de bares localizados na via. (veja vídeo acima).
Cadeiras “voaram” e pessoas saíram correndo por causa do tumulto. Nos vídeos, é possível ver jovens jogando cadeiras uns nos outros e dois deles agarrados no chão, um imobilizando o outro. Posteriormente, um grupo de rapazes, com camisas de times de futebol, sai correndo do local.
As agressões ocorreram na esquina da Rua da Moeda com a Rua Madre de Deus, em frente ao Shopping Paço Alfândega. O tumulto, de acordo com testemunhas, ocorreu por volta das 20h21.
Pessoas que presenciaram a confusão disseram que houve um arrastão no local e que um rapaz reagiu à investida. De acordo com uma estudante que não quis se identificar, que presenciou o caso, foi por causa disso que começaram as agressões.
“No começo, teve um arrastão e um rapaz sofreu uma tentativa de assalto. Aí ele imobilizou um dos caras e ficaram os dois no chão, enquanto os rapazes que estavam promovendo o arrastão batiam na vítima. Depois, eu soube que o rapaz precisou ir para a [Unidade de Pronto Atendimento] UPA e ficou com a cabeça enfaixada, mas não sofreu nada de grave”, afirmou.

O g1 não conseguiu confirmar o estado de saúde da vítima. As imagens também mostram dezenas de pessoas aglomeradas, sem usar máscaras e sem o distanciamento mínimo necessário para prevenir a Covid-19. A estudante afirmou, ainda, que as confusões têm sido frequentes no Bairro do Recife.
“De uns tempos para cá, depois que flexibilizaram mais o Plano de Convivência com a Covid, a Rua da Moeda começou a ficar muito aglomerada. Pelo que eu vi, só começou a ter policiamento ontem, mas sempre tem alguma coisa ruim acontecendo. Já faz parte do histórico da rua”, disse a estudante que presencio o caso.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que, por causa de um evento privado que ocorre no Cais do Apolo, também no Bairro do Recife, “aglomerações estão se formando nos arredores”, a exemplo da Rua da Moeda.
“Algumas brigas e tumultos foram registrados, mas logo contidos. Equipes da [Companhia Independente de Apoio ao Turista] Ciatur, que fazem a segurança da área, realizaram abordagens e intervenções no sentido de pacificar o ambiente, além de prevenir possíveis ocorrências”, disse a PM.
A corporação também informou que imagens de vândalos “estão sendo analisadas para que sejam devidamente identificados” e que “ações integradas de segurança já estão em curso para garantir aos frequentadores do Recife Antigo um local tranquilo, pacífico e ordeiro, como é uma tradição do bairro”.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil para obter detalhes do caso, mas a corporação não respondeu até a última atualização desta reportagem.







