Por O Globo – Signatário do manifesto em defesa da democracia e da urna eletrônica, o CEO do Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira, diz que o país vive “um quadro dramático de crise institucional em formação” e que a sociedade “não pode assistir calada”.
— Minha sensação é de que estamos igual ao sapo na panela. A temperatura está aumentando e a sociedade e os mercados estão fingindo que nada existe. Isso é muito grave. Temos que pular (da panela) enquanto é tempo. Não podemos assistir calados. É preciso dar um basta e esvaziar esse balão antes que a crise se forme — disse José Olympio à CAPITAL.
Para Olympio, o mercado financeiro em particular está “surpreendentemente leniente”. — A situação é mais séria do que o que está refletido nos mercados e isso tem a ver com um cenário externo muito favorável — diz ele, que considerou seríssimas as declarações do presidente Jair Bolsonaro à rádio Jovem Pan, em reação à decisão do Supremo de investigá-lo no inquérito das fake news.
O presidente Jair Bolsonaro acusou o ministro do STF Alexandre de Moraes de atuar “fora das quatro linhas da Constituição” e disse que o “antídoto” também não será “dentro das quatro linhas” .
— Estou preocupado com o ano que vem. Podemos ter uma bagunça. Não acredito que vamos ter golpe ou que as Forças Armadas vão tentar algo fora da caixa. Mas podemos ter uma muita confusão e radicalização e isso é muito ruim — disse José Olympio.