Da Redação do Blog — No dia 11 de julho, a Polícia Civil de Pernambuco anunciou a prisão de um dos chefes de uma poderosa organização criminosa de São Paulo. O homem, identificado como o responsável por coordenar a maior parte do tráfico de drogas da quadrilha para o exterior, foi localizado em um resort na Praia dos Carneiros, situado no município de Tamandaré, no Litoral Sul do estado. (Veja o vídeo acima).
De acordo com as autoridades, o indivíduo estava foragido desde 2020, quando se tornou alvo da Operação Sharks, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (MPSP). A prisão contou com a colaboração da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A Polícia Civil revelou que o detido era membro da organização criminosa há duas décadas e é suspeito de ser o responsável pelo transporte de uma impressionante quantidade de drogas. Estima-se que ele tenha sido capaz de transportar cerca de 15 toneladas de cocaína em apenas um ano.
Além das acusações relacionadas ao tráfico internacional de drogas, as autoridades afirmam que o suspeito também estaria envolvido em casos de lavagem de dinheiro. Durante a prisão, foram apreendidos documentos falsos, cartões de crédito e celulares, evidências que podem auxiliar nas investigações sobre suas atividades ilícitas.
Veja o vídeo da prisão:
A ação conjunta entre a Polícia Civil de Pernambuco e a Abin representa um passo significativo no combate ao crime organizado e no desmantelamento de uma das maiores redes de tráfico de drogas do país. A prisão do líder da organização demonstra o comprometimento das autoridades em enfrentar essas atividades ilícitas, bem como a efetividade das estratégias de cooperação entre as agências de segurança.
Agora, o suspeito será encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça para responder pelos crimes atribuídos a ele. As investigações continuarão com o intuito de identificar outros membros da quadrilha e desvendar suas operações, a fim de desmantelar por completo essa organização criminosa que atua no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.