Por Ricardo Antunes e Helenise Brant — Hoje o TSE mostrou que não vai continuar aceitando a catimba do grupo bolsonarista que tem feito de tudo para desacreditar a urna eletrônica e tumultuar o processo eleitoral. O tribunal começou o dia excluindo o coronel o exército Ricardo Sant’Ana do grupo de militares que participa da fiscalização das eleições.
O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, justificou a expulsão alegando que o militar divulgou, nas redes sociais, “informações falsas a fim de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro”.
Para fechar o dia, o TSE rejeitou pedido das Forças Armadas para acessar arquivos das eleições de 2014 e 2018. Na resposta encaminhada ao Ministério da Defesa Fachin avisou que as entidades fiscalizadoras “não possuem poderes de análise e fiscalização de eleições passadas, não lhes cumprindo papel de controle externo do TSE”.
IMPASSE
A guerra entre o presidente da República e o ministro Alexandre de Moraes pode custar caro para a Justiça e comprometer o funcionamento de tribunais regionais eleitorais (TREs) a menos de dois meses do pleito.

TRAVADO
Por causa dos ataques do chefe do Executivo às urnas eletrônicas e das retaliações do Tribunal Superior Eleitoral, há uma vaga de ministro-substituto do TSE e seis vagas abertas para TREs de seis estados que ainda não foram preenchidas.
FLERTE
Insatisfeitos com o atual governo, por causa do preço dos combustíveis, e pelas promessas não cumpridas, lideranças dos caminhoneiros autônomos de várias regiões do país se reuniram nessa sexta (05) com a coordenação de campanha de Lula, em São Paulo.
INSATISFAÇÃO
Eles foram recebidos pelo coordenador do programa de governo do presidenciável petista, Aloizio Mercadante, e criticaram o governo por não cumprir o piso mínimo do frete. Eles também reivindicam aposentadoria aos 25 anos de trabalho, instalação de pontos de descanso nas estradas e facilitação para renovação da frota.
OTIMISTA
A nova pesquisa BTG/FSB traz um dado motivador para a campanha de Ciro Gomes, que segue em terceiro lugar na disputa pelo Planalto. O pedetista é o presidenciável mais citado pelos entrevistados quando o assunto é uma eventual mudança de voto até outubro. Ciro é o escolhido por 18% dos entrevistados que admitem ainda mudarem de candidato até outubro. Simone Tebet é citada por 6%.

RODA VIVA
Simone Tebet, a candidata do MDB à Presidência da República, abre nesta segunda-feira (8) a série de entrevistas do programa Roda Viva, da TV Cultura, com os presidenciáveis. O programa é de 22hs e já está rolando.
VETADO
A Nike proibiu a personalização da nova camisa da seleção brasileira com os nomes dos principais candidatos à Presidência. Outros termos como “mito”, “socialismo” e “comunismo” também não estão indisponíveis para a customização.
SANDY
Atriz e cantora, Olivia Newton-John, mais conhecida pelo seu papel em “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, morreu aos 73 anos.

LUTO
A causa da morte não foi confirmada pelo marido, mas de acordo com uma fonte do TMZ, Olivia lutava contra o câncer de mama metastático há mais de 30 anos.
ALVO
O FBI, o departamento de investigação federal dos Estados Unidos, realizou nesta segunda-feira, 8, uma operação de busca na casa do ex-presidente Donald Trump em Palm Beach, na Flórida. Segundo o New York Times, Trump teria levado ao imóvel na Flórida caixas de documentos da Casa Branca após seu período como presidente.
POSSE
O general Lúcio Mário de Barros Góes tomou posse como presidente do Superior Tribunal Militar. Ele é pernambucano, filho de Lúcio Coura Góes , que atuou no Diario de Pernambuco.
CURRICULUM
Na sua carreira militar, foi adido militar na França e na Bélgica, comandou o Batalhão da Guarda Presidencial e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. No Recife, foi comandante da 7ª Região Militar da 7ª Divisão de Exército.
FOTO DO DIA:
