Da Redação do Blog — Tropas chinesas viajarão para a Rússia para participar de exercícios militares em conjunto e contará com participação da Índia, Bielorrússia, Mongólia, Tadjiquistão e outros países, disse o Ministério da Defesa da China nesta quarta-feira (17).
A participação da China nos exercícios conjuntos “não tem relação com a atual situação internacional e regional”, disse o ministério em comunicado.
No mês passado, Moscou anunciou planos para realizar exercícios “Vostok” (leste) de 30 de agosto a 5 de setembro, mesmo enquanto trava uma guerra custosa na Ucrânia. Disse na época que algumas forças estrangeiras participariam, sem nomeá-las
Os exercícios anteriores da Vostok em 2018 ocorreram em grande escala, com quase 300.000 soldados envolvidos, incluindo pela primeira vez o exército chinês.
A escala que a China participará este ano fornecerá pistas significativas sobre o estado das relações bilaterais entre as nações, já que Putin tenta cortejar Pequim em um momento de maior confronto entre a Rússia e o Ocidente.