Da CNN — A confirmação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Rio Grande do Sul provocou reação imediata no mercado internacional. A União Europeia e nove países — entre eles China, Japão, Argentina e África do Sul — suspenderam total ou parcialmente a compra de carne de frango brasileira.
A doença foi identificada em um matrizeiro em Montenegro (RS). Chile, Coreia do Sul, México e Uruguai paralisaram completamente a importação da carne de frango nacional, enquanto o Japão restringiu apenas os produtos oriundos da cidade gaúcha.
O Brasil, um dos maiores exportadores de carne de frango do mundo, aguarda agora uma possível reação dos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Filipinas. Já o Canadá afirmou que irá respeitar os termos do acordo sanitário: remessas anteriores a 12 de maio ainda poderão ser importadas.
Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária reforçou que a situação está sendo monitorada de perto. Em um raio de 10 km do foco, mais de 260 propriedades já foram vistoriadas e as ações de contenção estão em ritmo acelerado. Todas as aves da granja afetada já foram descartadas, junto com os ovos, e o local está passando por desinfecção. O governo também tranquilizou a população: não há risco no consumo de carne de frango ou ovos.









