Morreu nesta segunda, 07, vítima da Cóvid-19, o cientista e professor da Universidade Federal de Pernambuco – UFRPE Fábio Hazin. Ele estava internado em um hospital particular do Recife com problemas respiratórios causado pelas Covid. Com o agravamento do estado de saúde, precisou sem intubado e fazer sessões de hemodiálise, mas não resistiu. A UFRPE decretou luto oficial de três dias.
Formado em Engenharia de Pesca, Hazin era um dos maiores cientistas do mundo na área de pesca e deu grande contribuição à pesquisa sobre incidentes com tubarões no litoral de Pernambuco. Entre 2004 e 2012, exerceu a função de Presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões- CEMIT e de diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE. Com mestrado e doutorado na Universidade de Tóquio, no Japão, assumiu a Secretaria Nacional da Pesca, ligado ao Ministério da Agricultura em 2015, durante o Governo de Dilma Rousseff. No mesmo ano, foi Ministro interino da Pesca e Aquicultura.
A UFRPE divulgou uma nota lamentando o falecimento do professor e expressando solidariedade a familiares e amigos. O reitor da Universidade, Marcelo Carneiro Leão, lamentou a relevante perda, que atinge a comunidade internacional de pesquisa sobre a megafauna marinha, da qual o pesquisador era referência. “O professor Fábio deixou grande contribuição para a ciência e a pesquisa. Sentimos muito por essa perda e por tantas que temos enfrentado na comunidade universitária e no Brasil de maneira geral”, declarou.