Da Redação do Blog — Em entrevista ao Financial Times, Ciro Gomes criticou e comparou Lula aos ditadores Nicolás Maduro, da Venezuela, e Daniel Ortega, da Nicarágua. O candidato as eleições de 2022 disse que Lula “é uma expressão do populismo sul-americano podre e corrupto”
Para Ciro, Lula “mente” quando disse que foi perseguido pela Justiça durante a Operação Lava Jato, que o levou a prisão, em 2018, onde, segundo Ciro, Lula se apresentou na comunidade Internacional como inocente.
“Lula se apresenta, inclusive na comunidade internacional, como inocente, que foi exonerado, que foi perseguido e tal. Isso tudo é mentira” disse, Ciro.
Durante várias entrevistas em 2021, ele afirmava que houve perseguição política na prisão de Lula. Ciro chegou a comparar o atual mandatário com o ex-presidente, onde para ele, “Lula é corrupto do campo liberal e democrático, e Bolsonaro é corrupto do campo fascista. Esta é a distinção, mas o modelo é estritamente o mesmo”.
Na última pesquisa do cenário eleitoral, Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 7% da intenção de votos, logo atrás de Lula que lidera com 41% e o atual presidente Jair Bolsonaro em segundo com 34% das intenções de votos.