Por Ricardo Antunes — O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), fez um “pit-stop” relâmpago no Recife, no último domingo (19), para falar com seu amigo pessoal e suposto operador do PP, Davidson Tolentino. Os dois foram vistos juntos, almoçando num restaurante da Zona Sul, perto do aeroporto. O encontro não foi por acaso, o senador já desconfiava que as investigações da PF estavam avançando sobre o amigo. Por sua vez, Tolentino estava se mostrando temeroso de que pudesse ser preso e havia enviado recados para o “manda-chuva” do PP.
Recentemente, Davidson Tolentino deixou a diretoria de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf em 1º de setembro. Dois dias depois, ele abriu a empresa “DTA Assessoria e Consultoria Empresarial”, que foi alvo da Operação Pés de Barro, da PF, nessa terça-feira (21). Na ação, a Polícia Federal apura fraudes na aquisição de medicamentos de alto custo e um “rombo” de R$ 20 milhões do Ministério da Saúde.

Davidson Tolentino já ocupou diversos cargos comissionados no governo federal. Foi diretor do Ministério do Trabalho e Emprego (2012), do Ministério das Cidades (2014), na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (2014-2016) e era Diretor de Logística do Ministério da Saúde quando explodiu o escândalo da compra dos medicamentos ainda no Governo Temer.
Em 2018, um ex-assessor do senador Ciro Nogueira relatou à Polícia Federal que, algumas vezes, arrecadou dinheiro com Davidson por determinação do senador e que foi no apartamento de Davidson e recolheu R$ 100 mil entre 2013 e 2015. Na época, o senador negou as acusações ou ter cometido qualquer ilícito.
Mesmo investigado pela Lava Jato, ele ganhou o cargo de diretor na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) em um mandato tampão em julho de 2020. Depois, permaneceu como diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, até 1 de Setembro desse ano.
Tolentino tem residência no Espinheiro, bairro nobre do Recife, e é tido como uma pessoa discreta e leal aos amigos. Depois de tanto tempo na órbita do poder, Davidson Tolentino, vai voltar a planície sem ter a menor ideia do que lhe pode acontecer.
FUSÃO
O partido que vai nascer a partir da provável fusão do DEM e PSL conta com nomes cotados para integrar a Terceira Via: Rodrigo Pacheco (DEM), José Luiz Datena (PSL), Luiz Henrique Mandetta (DEM). Mas a legenda terá também aliados próximos a Bolsonaro, como os ministros da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), e do Trabalho, Onyx Lorenzoni (DEM), além do filho 03, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

DECISÃO
Assim, a futura nova legenda terá de definir seu rumo na corrida presidencial. O mais provável é que tenha candidatura própria, principalmente se Rodrigo Pacheco permanecer no partido. Ele tem sido cortejado pelo PSD para concorrer à Presidência, mas não descarta ficar e receber o apoio do grupo de Gilberto Kassab.
DE SAÍDA
Quem deve deixar o partido, é a deputada Bia Kicis (PSL-DF). A parlamentar deve ficar na sigla só até terminar o mandato como presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara. Ela deve seguir em um partido da base de apoio ao projeto bolsonarista.
CRÍTICA
O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) divulgou uma nota nesta quarta-feira (22) condenando a postura do partido diante da saída de Geraldo Alckmin, que deve ir para o PSD.

SILÊNCIO
Em recado a João Doria, o deputado federal disse que o partido tem uma dívida com o colega e não pode se submeter a projetos pessoais.
REFORMA
Oito partidos, todos de oposição ao governo, já decidiram fechar questão contra a proposta de reforma administrativa que tramita na Câmara.
DO CONTRA
PT, PDT, PSB, Rede, Psol, PCdoB, Solidariedade o PV anunciaram esse posicionamento contrário à PEC, que precisará do apoio de três quintos dos 513 deputados para ser aprovada. Somados, esses partidos têm 145 parlamentares.

FIM DA LINHA
“O Estado do Maranhão”, jornal pertencente à família Sarney há 48 anos, deixará de circular no fim do ano. A data ainda não está cravada, mas a decisão já está tomada. A edição impressa, que ainda circula três vezes por semana, acabará. E o site será incorporado ao portal IMirante, também dos Sarney.
COMPETIÇÃO
Tudo pronto para a 32ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). O evento conta com atividades na capital pernambucana, na ilha e em Cabedelo (PB). A partida da maior regata oceânica do Brasil acontece no sábado, das 11h às 15h, no Marco Zero, Centro do Recife.
RETORNO
No ano passado, a Refeno não vai foi realizada, por conta da pandemia da Covid-19. Esse será o primeiro grande evento na ilha, desde os registros dos primeiros casos de coronavírus no estado, em março de 2020. A expectativa dos organizadores é ter a participação de 700 pessoas.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira, 22/09/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







