EXCLUSIVO, Por Luiz Roberto Marinho – Um vídeo do megaprojeto que pretende ocupar o espaço do tradicional Clube Português, no bairro das Graças, área nobre da Zona Norte, com um shopping e quatro torres, demonstra que, se aprovado o empreendimento pelos sócios no próximo dia 30, em nova assembleia geral, o novo clube, a ser instalado na cobertura do shopping, será menor.
Criado há mais de 90 anos, o Clube Português ocupa atualmente uma área de 26 mil m² com um ginásio, restaurante, vários salões, três piscinas, uma das quais olímpica, uma quadra de tênis e um campo de futebol society. A dimensão equivale a 3,7 campos oficiais de futebol pelo padrão da FIFA, a Federação Internacional de Futebol.
A animação do projeto, feita pelo escritório Paulo Baruki Arquitetos, localizado no Rio de Janeiro e com filial em São Paulo, renomado por empreendimentos de shoppings em várias cidades brasileiras e até no México, não detalha a metragem, mas a imagem deixa evidências de que a nova versão do clube terá menos equipamentos.
Como tem divulgado o Blog, o shopping, obra da CM Engenharia, proprietária dos shoppings Boa Vista e Patteo, em Olinda, e que negocia o megaempreendimento com a diretoria do clube Português desde março de 2022, terá quatro andares e capacidade de abrigar cerca de 300 lojas.
Das quatro torres que compõem o megaprojeto, as três residenciais, integradas ao shopping, terão apartamentos entre 50 e 70m² e ficarão voltadas para a Avenida Agamenon Magalhães, enquanto a torre de escritórios estará de frente à Praça do Entroncamento.
O megaempreendimento enfrenta resistências de sócios proprietários, que acusam a diretoria de tentar boicotar a participação na assembleia geral que votará a aprovação do projeto. Uma primeira assembleia, realizada no último dia 3 de junho, convocada para deliberar sobre o projeto, fracassou por erros no edital de convocação.
Localizado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, o Clube Português é um espaço bem frequentado de convivência social e de atividades esportivas, com destaque no handebol, hóquei em patins e natação. Foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife pela Câmara Municipal em novembro passado.









