Por Ricardo Antunes – O Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, decidiu hoje abrir um Processo Administrativo Disciplinar contra o juiz substituto Marcos Scalercio por assédio sexual contra ao menos três mulheres em São Paulo, nos anos de 2014, 2018 e 2020.
Por unanimidade, 14 integrantes do órgão – uma foi impedida – optaram também pelo afastamento cautelar do magistrado do Tribunal Regional da 2ª Região (TRT-2), enquanto durarem as apurações que serão presididas por um conselheiro do CNJ que será sorteado.
As denúncias chegaram a ser arquivados por duas vezes pelo TRT-2. Em 2021, a corregedoria do órgão paulista alegou que não havia provas de que Scalercio havia cometido crimes sexuais.
Uma aluna do cursinho Damásio Educacional, onde Scalercio dava aulas, uma advogada e uma funcionária da Justiça do Trabalho acusam o professor e magistrado de assediá-las sexualmente. Em depoimento, as mulheres disseram que ele as abordou, respectivamente, numa cafeteria próxima ao curso, nas redes sociais e dentro do gabinete dele no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, Zona Oeste da capital Paulista.
ESTATÍTICA
Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro candidato à reeleição que chega ao dia 7 de Setembro sem liderar as pesquisas intenções de voto. A última pesquisa do próprio Ipec traz Bolsonaro com 31% dos votos, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 44%.

CAMPANHA
A campanha do presidente Jair Bolsonaro está surfando na onda do Sete de Setembro, em Brasília. Hoje, foram vistos vários “adesivaços” pela cidade, onde cabos eleitorais paravam os carros dos simpatizantes para colar adesivos com foto e número do candidato à reeleição.
UFANISMO
O movimento foi turbinado pelo clima verde-amarelo e pela presença de diversas caravanas vindas de todas as regiões do país para participar das manifestações do dia da Independência misturadas com atos políticos pró-Bolsonaro.
ME INCLUA FORA DESSA
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declinou do convite para assistir ao desfile do Bicentenário da Independência, amanhã, em Brasília. A interlocutores Pacheco adiantou que não iria caso avaliasse que o evento serviria de palanque eleitoral para o presidente Jair Bolsonaro.

BARBA DE MOLHO
Ex-presidente, Lula deve passar o feriado do 7 de Setembro em sua casa, em São Paulo, gravando propaganda de rádio e televisão. O objetivo é não ter nenhuma atitude que possa ser interpretada como provocação ou reação aos atos convocados pelo atual mandatário.
CONTRA ATAQUE
Depois de ser alvo de fake news sobre o fechamento de igrejas, Lula quer reuniu 5.000 evangélicos com uma agenda no Rio de Janeiro na próxima sexta-feira (9). A ideia é ter pastores menos midiáticos e mais em contato com a base.
NEGATIVA
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) negou hoje o registro de candidatura do deputado federal Daniel Silveira (PTB), que pretendia concorrer ao Senado, nas eleições de outubro. A decisão foi tomada por 6 votos a 1.
O TAL
Daniel Silveira é aquele que recebeu perdão presidencial, dado por Bolsonaro, um dia depois de ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses em regime fechado por ataques às instituições e por organizar atos.
FOTO DO DIA:








